quinta-feira, 15 de abril de 2010

Hospital Regional recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Santarém


 O líder do Partido da Mobilização Nacional – PMN na Câmara de Santarém, vereador Nélio Aguiar, expediu Moção de Aplausos à Direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará pela formalização da parceria para estágio dos Cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade do Estado do Pará – UEPA, realizado no último dia 08 de abril.
A homenagem foi feita no dia 12 e protocolada com o número 069/2010. No documento enviado pelo gabinete do vereador, a importância da iniciativa do Hospital Regional é ressaltada. Ainda é enfatizado o valor técnico que os acadêmicos receberão com este termo de compromisso e parabeniza também a Direção da UEPA.
Dessa forma, além de ser uma referência em assistência médico-hospitalar na Região Oeste do Pará, o HRBA se tornará um centro de formação de profissionais de saúde, aumentando ainda mais a sua importância para a População do Baixo Amazonas.
Confira na íntegra a Moção de Aplauso clicando na imagem abaixo.

domingo, 11 de abril de 2010

Hospital Regional e UEPA marcam a história da medicina em Santarém


O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar (HRBA) Penna, através de sua Entidade Gestora, a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) formalizaram na tarde desta quinta-feira, 8, a parceria para estágio de estudantes dos Cursos de Medicina e Enfermagem da Instituição na Unidade de Saúde.

No total, 44 acadêmicos da UEPA terão a oportunidade de realizar seu primeiro estágio nas dependências do hospital. Essa parceria foi constituída por meio de um projeto idealizado pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), com o objetivo de oferecer à Sociedade Santarena e da Região, a oportunidade de formar profissionais em uma Universidade altamente capacitada e um hospital que é referência na saúde do Estado.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi afirma que esta é uma ótima oportunidade para os estudantes e também beneficia toda a região Oeste do Pará. “O Hospital Regional tem uma estrutura diferenciada da maioria das unidades de saúde do país, e ter a oportunidade de ser um celeiro formador de novos profissionais de medicina e enfermagem é muito importante. Além de ser referência em assistência de alta e média complexidade para toda a região, o hospital assume o caráter de uma entidade formadora. Ganha o Hospital, a UEPA os jovens e principalmente, a população, e isso é um motivo de honra e orgulho para a Pró-Saúde”, observa.

Os termos de compromisso foram entregues aos acadêmicos Jeane Suely Queiroz de Oliveira, de enfermagem, e Gualter Ferreira de Andrade Júnior, de medicina, que representaram os demais colegas. Na ocasião, Gualter agradeceu pela oportunidade. “Tenho certeza que esse estágio vai potencializar a formação de cada um de nós, obrigado”.

Os contratos têm validade de dois anos e os acadêmicos vão estagiar em todos os setores onde há a presença de profissionais médicos do hospital que são, ao mesmo tempo, professores da universidade, tais como: cirurgia geral, oncologia, clínica médica, entre outros.

A Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPA, Ilma Pastana, que na oportunidade representou a Reitoria da Universidade, afirma que essa é uma oportunidade de integrar ensino e serviço, uma das bases prioritárias dos Ministérios da Educação e Saúde. “Hoje não temos mais ambulatórios dentro da Universidade, e sim aproveitamos as Unidades da Rede que estão associadas ao Sitema Único de Saúde (SUS), que são os Hospitais Regionais e Unidades de Referência. E esse é o principal objetivo da Universidade, estar presente nos lugares onde se desenvolve os procedimentos de saúde. Eu fiquei muito feliz!”, concluiu.

Estiveram presentes na cerimônia o Coordenador de Enfermagem do Hospital Municipal, Anderson Cavalcante, o Coordenador da Central de Regulação do Município, Valter Sinimbu, membros do Corpo Diretivo do HRBA, o Coordenador do Campus, Professor Luiz Fernando Gouveia e os Coordenadores dos Cursos de Enfermagem e Medicina da UEPA.

Futuro

“Com essa parceria é possível efetivar um trabalho de crescimento junto ao curso de medicina. Esse é o primeiro passo, já pensamos em incorporar outros cursos nos diversos setores do hospital”, destacou o Coordenador do Campus, quando explicava que essa é uma grande oportunidade de aprendizado.

Durante a cerimônia falou-se deste momento histórico da medicina no interior do estado e nos benefícios a longo e médio prazo desta ação. De acordo com o Diretor Técnico do Hospital, Dr. João Batista, com a formação de profissionais regionalizados, aos poucos a população vai perceber a melhoria nos serviços oferecidos e a partir da formação da primeira turma, muito se pode avançar. “Nós estamos nos preparando para em 2012, depois da formação desta turma de medicina, termos formado as residências médicas aqui, para transformar o HRBA em um Hospital Universitário. Isso garante um avanço, assim poderemos solicitar junto ao Ministério da Saúde que transforme esta unidade em Centro de Referência de Especialidades como é hoje o Ofir Loyola em Belém”.

Pacientes do Hospital Regional vivem Páscoa Humanizada


No dia 1° de abril, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) ofereceu aos pacientes internados, usuários e seus profissionais uma Páscoa cheia de encanto, alegria e reflexão.
Uma parceria com igrejas evangélicas proporcionou momentos de fortes emoções, religiosidade, descontração e brincadeiras. Jovens da Igreja Luterana do Brasil trouxeram os Doutores. A Igreja Assembleia de Deus fez apresentações musicais de Flauta Doce nas diversas unidades do Hospital, inclusive UTI(s) de Flauta Doce. Também foi realizado um culto especial de Páscoa realizado na Capela Ecumênica.
Dentro da programação o Grupo de Flauta Doce fez a emoção transparecer durante a apresentação nas UTI’s e no Centro Cirúrgico. Também tiveram esse privilégio os usuários que estavam na recepção central e os pacientes internados nas clínicas. Os Doutores da Alegria com sua irreverência e desembaraço levaram para os acompanhantes e pacientes momentos de muita descontração e divertimento.
Os usuários que estiveram no Hospital Regional para consultas e exames receberam de um grupo de jovens super animados um “Abraço Grátis de Páscoa”. Uma forma diferente de levar um sorriso e até mesmo atenção as pessoas que necessitam de atendimento médico.
Para a psicóloga hospitalar e Coordenadora do Grupo de Humanização, Gabriela Fortes, as atividades de Páscoa trouxeram significativos resultados aos pacientes. “A música resgata momentos bons da vida e de sentimentos que o paciente viveu antes da doença e tem forte reflexo na melhoria do estado clínico”, afirma a psicóloga.
Muitos usuários que estiveram participando do Culto de Páscoa receberam do Grupo de Humanização pequenas lembranças acompanhadas de bombons de chocolate. A Diretoria do Hospital Regional participou das atividades e acompanhou diversas apresentações como forma de apoio ao GTH. “Além da assistência de qualidade, o atendimento humanizado será uma marca forte do Hospital Regional. As Igrejas tem nos dado todo apoio e são participantes ativas em nossos projetos. Essas atividades tornam o ambiente hospitalar mais interativo, alegre e receptivo para quem utiliza os nossos serviços e também para nossos profissionais. Neste ano, ainda temos muitos outros projetos para serem implantados no HRBA”, explica o Diretor Geral, Hebert Moreschi    .