quarta-feira, 25 de maio de 2011

Programação especial faz homenagem aos Profissionais de Enfermagem do Hospital Regional de Santarém




O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, elaborou uma programação muito especial para comemorar o Dia do Enfermeiro, dia 12 de maio, é a Semana de Enfermagem 2011. Sob a Coordenação da Diretoria de Enfermagem e com a colaboração da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho – SESMT, a Semana de Enfermagem 2011 envolveu todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de outras áreas, usuários, acompanhantes e a Comunidade do Oeste do Pará em variadas atividades no período de 08 a 12 de maio.
A Enfermagem é uma profissão de origem milenar.  É a arte de cuidar e prestar assistência ao outro em um momento de fragilidade. Como ciência, sua essência e especialidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família, ou em comunidade, desenvolvendo atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.
Por estes motivos, os profissionais do HRBA receberam na Semana de Enfermagem orientações em palestras, exposições sobre as Estações dos Riscos Assistenciais da Enfermagem, Momento da Beleza, Massoterapia e participaram do Concurso de Talentos Culinários da Enfermagem.
Dentro da programação da Semana de Enfermagem foi desenvolvida a Campanha de Higienização das Mãos, com atividades em diversos setores do Hospital Regional com palestras, vídeos, e treinamentos sobre a maneira correta de lavar as mãos. A CCIH e o SESMT fizeram a exposição e o risco de transmissão de bactérias que se encontram presentes nas mãos, quando a higienização não é realizada de forma adequada.
Nos dias 10, 11 a 12 de maio, houve exposição no saguão principal do Hospital Regional uma demonstração sobre as Estações dos Riscos Assistenciais da Enfermagem, com vários biombos simulando os leitos e bonecos representando pacientes. Os profissionais de enfermagem demonstraram à Comunidade todos os detalhes inerentes aos riscos, como os de queda, lesão de pele, úlcera por pressão e broncoaspiração.
No último dia da Semana de Enfermagem todos os profissionais do HRBA puderam participar com os Enfermeiros e Técnicos da apresentação teatral que mostrou a importância de notificar os eventos indesejáveis que acontecem no dia-a-dia hospitalar, para que sejam analisados tecnicamente, gerando melhorias para os processos do Hospital e resultando em mais qualidade e segurança para os nossos Usuários.
A programação de encerramento contou ainda com a participação da Banda Albatroz que animou toda Equipe com muito Pop Rock. A Coordenação da Semana de Enfermagem preparou um Concurso de Talentos Culinários para que os profissionais de enfermagem pudessem mostrar suas receitas de sucesso em pratos principais e sobremesas.
Téc. Enf. Anália Maria apresentando oVatapá de Soja
A Técnica de enfermagem Anália Maria Sousa venceu o Concurso na categoria prato principal com o “Vatapá de Soja”. A comissão julgadora era formada pelo Diretor Geral, Hebert Moreschi, Diretora da 9ª Regional da SESPA, Eliane Miranda, Meire Barcelos, Diretora Administrativo-Financeira do HRBA, Ana Carolina, Psicóloga, e pela Nutricionista, Edilssa Carla Dias. Na categoria sobremesa, o prêmio ficou com a Enfermeira Manuela Cunha que apresentou o “Bolo Sorvete da Tia Marliza”.
Para o Diretor Geral, Hebert Moreschi, a Semana de Enfermagem serviu para proporcionar um grande momento de crescimento e integração da Equipe de Enfermagem, outros profissionais e a Comunidade. “Sem dúvida, a Semana de Enfermagem 2011 foi de grande sucesso! A Direção de Enfermagem e a Coordenação do Evento conseguiram alinhar a difusão de conhecimento técnico para a equipe, promover a integração de todas as áreas do HRBA, e principalmente, fizeram com que a Comunidade de Santarém e Região conhecessem ainda mais os diversos aspectos da assistência. A cada evento como esse, nossa equipe cresce e leva uma assistência de qualidade, segurança e humanizada para toda População do Oeste do Pará.”.



























terça-feira, 24 de maio de 2011

Vereador Nélio Aguiar concede Moção de Aplausos ao Hospital Regional pela Semana de Enfermagem 2011



No último dia 17 de maio foi aprovada pela Câmara Municipal de Santarém uma Moção de Aplausos de autoria do Vereador Nélio Aguiar parabenizando o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará pela realização da Semana de Enfermagem 2011 com o tema “De cuidado eu entendo...”.
Abaixo segue a Moção de Aplausos:


A Pró-Saúde e o Hospital Regional agradecem ao Vereador Nélio Aguiar e a Câmara Municipal de Santarém pelo reconhecimento da importância e sucesso da Semana de Enfermagem que mostra o nosso compromisso com a qualidade, profissionalismo, segurança e humanização da assistência prestada a toda População do Oeste do Pará.


Hospital Regional promove 1° Curso de Cirurgia Laparoscópica



O Hospital Regional convida todos os médicos, acadêmicos e interessados para o 1° Curso de Cirurgia Laparoscópica que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, nesta quinta e sexta-feira, no auditório do HR. As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas na Assessoria de Comunicação do HRBA – 1° Andar.
O 1° Curso de Cirurgia Laparoscópica terá procedimentos cirúrgicos comentados ao vivo, como por exemplo, Colecistectomia com Colangiografia, Doença de Refluxo, Retossigmoidectomia, Colectomia Direta, Promonto Fixação e Herniorrafia Inguinal.
Além dos procedimentos ao vivo, os participante poderão conhecer mais sobre a História e a Base da Laparoscopia Cirúrgica, Anestesia em Cirurgia Laparoscópica, Laparoscopia em Oncologia e muito mais. Na oportunidade do curso, a coordenação irá homenagear o médico Alberto Tolentino Sotelo.
As informações podem ser obtidas pelos fones (93) 2101-6241 e 6254 ou com os coordenadores do evento, Dr. Fábio Tozzi, Dr. Marcos Fortes, Dr. Sélvio Fernando, Dr. Alberto Tolentino e Dr. Ronaldo Guimarães.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Profissionais de Enfermagem do HRBA recebem “Comenda Ana Nery”


Profissionais de Enfermagem do Hospital Regional em Homenagem na Câmara Municipal de Santarém


Sessão Especial para homenagear profissionais de enfermagem
No dia 12 de maio a Câmara de Vereadores de Santarém realizou a Solenidade de outorga da Comenda Ana Nery em homenagem ao Dia da Enfermagem, em cumprimento ao Requerimento n° 177/2011, de autoria da Vereadora Marcela Tolentino. A “Comenda Ana Nery” homenageia os profissionais de enfermagem que atuam junto a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hospital Municipal de Santarém, Unidades de Ensino e Clinicas e Hospitais particulares. Estiveram presentes na solenidade os Vereadores Carlos Jaime, Marcela Tolentino e Gerlander Castro, a Diretora Administrativo-Financeira do HRBA, Meredith Barcelos, representando a Direção Geral, e demais autoridades locais.
Durante as últimas semanas os profissionais do Hospital Regional fizeram a indicação de duas profissionais de enfermagem para receber a homenagem. A escolha foi feita de acordo com alguns critérios, como por exemplo, melhor desempenho profissional, assiduidade, bom relacionamento interpessoal e outros.
Prof. Hélvio Arruda entregando Comenda para Enf. Marli Sarmento
Representando os enfermeiros do HRBA foi indicada a enfermeira Marli Sarmento da Silva que há seis meses atua como Supervisora do Centro Cirúrgico do Hospital Regional. Marli Sarmento concluiu o Curso de Auxiliar de Enfermagem em 1999 na Fundação Esperança, exerceu atividade voluntária de enfermagem na Clínica Cirúrgica do Hospital Municipal por 6 meses, sendo efetivada em 2000, atuando na Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará em 2003 e em Enfermagem pelas Faculdades Integradas do Tapajós em 2008, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde e Segurança no Trabalho. Atua como enfermeira há dois anos e 8 meses. Exerceu atividade assistencial na UTI Neonatal do HRBA e também atua hoje como professora-adjunta e instrutora de estágio nas Faculdades Integradas do Tapajós.
Vereador Carlos Jaime entregando Comenda para Sara Juliana
A técnica de enfermagem Sara Juliana Amaral Menezes foi escolhida pelo trabalho desenvolvido na Central de Material e Esterilização do HRBA há dois anos. Sara Juliana possui o Curso Técnico de Enfermagem pelo CEPROEN (Centro Profissionalizante de Enfermagem) – 2004. Participou de cursos voltados para pacientes dialíticos, oncológicos, conceitos básicos de hemodinâmica, biossegurança e técnicas de esterilização em Sterrad e Autoclaves.
Para a Direção Geral do Hospital Regional a indicação das duas profissionais de enfermagem do Hospital Regional à “Comenda Ana Nery” é o reconhecimento da Sociedade pela dedicação pessoal e pela assistência de qualidade, segura e humanizada que o HRBA presta aos seus Usuários. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. As profissionais indicadas representam toda Equipe de Enfermagem do HRBA e o nosso comprometimento com o profissionalismo, ética e segurança que devem nortear os Cuidados na Assistência. Parabéns a Enfermeira Marli Sarmento e a Técnica Sara Menezes pelo recebimento da Comenda Ana Nery ”.