sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Filhos visitam HRBA para conhecer o trabalho que os pais desenvolvem



 
Muitas vezes, por conta dos deveres profissionais, os trabalhadores precisam ficar ausentes de casa e distantes dos filhos. Para tentar amenizar um pouco essa falta e mostrar às crianças a importância do papel que os pais desenvolvem, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou, na sexta-feira (9), uma manhã festiva, com a presença de todos os filhos – entre 7 e 12 anos – dos colaboradores.
A programação começou às 8h e, além de contar com atividades lúdicas, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer como é o dia a dia dos pais dentro do hospital. O programa ‘Família no HRBA’ tem objetivos de estreitar laços e promover a interação entre familiares e colaboradores.
“Ficamos muito gratificados em receber os filhos de nossos colaboradores. É uma forma de despertar nessas crianças o interesse pela profissão dos pais, além de uma melhor compreensão de seu trabalho no retorno para casa”, afirma o Diretor Geral do HRBA Hebert Moreschi .
A assessora hospitalar Karina Cunha disse que é muito importante trazer seus filhos para participar da programação. “Conhecer o ambiente em que trabalho e as atividades que exerço diariamente é muito importante para que meus filhos vejam o hospital de uma outra forma. Um espaço que ajuda a outras pessoas”.
A programação realizada pelo setor de Recursos Humanos faz parte do cronograma anual do HRBA - hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) - e conta com várias atividades, como apresentações de fantoches, brincadeiras e sorteio de brindes.





segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Campanha de gerenciamento de resíduos é realizada com sucesso


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou a VI Campanha de Gerenciamento de Resíduos e Prevenção de Acidentes, nos dias 29 e 30 de setembro, com o tema ‘Sustentabilidade e Preservação Ambiental: Eu Apoio e Pratico!’. O objetivo foi de sensibilizar pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde quanto à importância do manejo correto de lixo hospitalar para preservação e proteção do meio ambiente e da saúde pública.
Da mesa de abertura do evento, participaram o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi; o secretário de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da representante da Divisão de Vigilância Sanitária de Santarém. Na ocasião, foi apresentado o projeto de sustentabilidade ambiental que prevê a implantação de técnicas de compostagem de horta orgânica.
Durante a campanha, o setor UTI Adulto recebeu a placa de reconhecimento “Amigo do PGRSS” por conta do desempenho de destaque no gerenciamento de resíduos e prevenção de acidentes. Os setores que não apresentaram inconformidades receberam certificados. A intenção é que a iniciativa sirva como incentivo aos demais setores. Na gincana intersetorial, os setores Centro Cirúrgico e Agência Transfusional venceram a disputa da melhor paródia educativa.
No estacionamento do hospital, foi realizada uma blitz educativa com distribuição de sacolas de lixo para veículos, com a mensagem “Proteja o Meio Ambiente, Jogue o Lixo no Lixocar”. A campanha contou ainda com a exposição de objetos produzidos a partir de materiais recicláveis, a maior parte descartada pelo hospital.
As campanhas educativas de gerenciamento de resíduos acontecem desde 2011 no HRBA - hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). “O objetivo é verificar se está ocorrendo a segregação de resíduos de acordo com as orientações globais do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR) do HRBA, que tem como objetivo proteger e preservar o meio ambiente e prevenir infecção hospitalar e acidentes de trabalhos com nossos colaboradores”, afirma a responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde do HRBA, Sheila Mara.

Mesa de abertura.


Entrega do prêmio 'Amigo do PGRSS'.

Apresentação da paródia: Centro Cirúrgico e Agência Transfusional.

Apresentação da paródia: Hemodiálise.


Exposição de produtos recicláveis.

Entrega de lixocar no estacionamento do HRBA.