sexta-feira, 4 de junho de 2010

Hospital Regional: Referência em Assistência Oncológica e participação no II Simpósio de Oncologia do Oeste do Pará

 
Médicos Especialistas, Professores e Acadêmicos da Universidade do Estado do Pará discutem os tipos de cânceres mais comuns na População da Região durante o II Simpósio de Oncologia do Oeste do Pará promovido pela Liga Acadêmica em Oncologia do Pará (LAOPA) que ocorre no período de 31/05 a 04/06.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, através do Serviço de Oncologia, apóia o evento que é de grande importância para o futuro dos tratamentos de câncer no Estado do Pará. “Esse evento é a continuidade da parceria de sucesso entre o Hospital Regional, LAOPA e UEPA, que iniciou no mês passado com o Projeto “Hora de Cuidar das Mães”, onde foram disponibilizados diversos serviços de prevenção ao câncer especialmente para as mães de Santarém. O Hospital Regional tem interesse em apoiar os acadêmicos, pois são eles que, num futuro próximo, estarão atuando no HRBA e outros serviços, servindo a população com um atendimento qualificado e formado na própria região”, destaca Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.

A programação na segunda-feira com os temas: “Oncogêneses e Epidemiologia”, na terça-feira foi abordado o “Câncer Gástrico (Dr. Marcos Fortes), Próstata (Dr. Alberto Tolentino) ,Tumores Líquidos (Dra. Kalysta Borges) e Atendimento Psicológico ao Paciente Oncológico (Dra. Gabriela Fortes)". Dr. Marcos Fortes, Coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital Regional, trabalhou com os estudantes o tema Câncer Gástrico, que segundo o médico é o segundo, é um dos tipos de câncer mais comum na região, atrás apenas do câncer de pele. “A incidência deste tipo de câncer está muito ligada às cirurgias oncológicas que nós realizamos no HRBA e o que nos chama maior atenção é a idade dos pacientes. Muitos jovens apresentam essa patologia o que pode ter relação com alguma questão genética ou fatores ambientais como o consumo de alimentos muito salgados”, ressalta o Cirurgião Oncológico.

Um dos temas da noite de terça que chamou a atenção do público foi  “ Aspectos Psicológicos nos Pacientes Oncológicos” desenvolvido pela Psicóloga Hospitalar do HRBA, Gabriela Fortes, que destacou a importância do acompanhamento dos estágios da psico-oncologia (depressão, raiva, negação, barganha e aceitação), em que  cada caso passa por uma oscilação de comportamento que ocorre desde o recebimento da notícia do diagnóstico. Dra. Gabriela destacou ainda a experiência desenvolvida pelo Hospital Regional através dos trabalhos do Grupo de Humanização. “As estratégias de intervenção elaboradas pelo nosso Grupo de Humanização tiveram grande repercussão psíquica na estabilidade de humor desses pacientes e principalmente na redução do tempo de internação. Contamos com diversos projetos em andamento”, diz a Psicóloga Hospitalar.

Referência em Assistência e Formação de Profissionais
 
O Diretor Geral do Hospital Regional destaca que esses futuros profissionais irão atuar no HRBA, sendo uma referência no tratamento oncológico no Estado do Pará. “Atualmente mais de 40 cirurgias oncológicas de alta complexidade e 300 sessões de quimioterapia são realizadas por mês. Ainda nessa semana, dia 04/06, nossa Radioterapia entrará em atividade, complementando a excelente estrutura que já possuímos. Nosso objetivo é nos tornarmos uma referência não apenas na assistência de pacientes oncológicos, mas também na formação de novos profissionais. Assim o Hospital Regional do Baixo Amazonas amplia ainda mais a sua importância para toda a População do Oeste do Pará”, enfatiza Hebert Moreschi.