sexta-feira, 9 de maio de 2014

HRBA realiza V Semana de Enfermagem com o tema: “Importância do Saber Cuidar”


Desde a quinta-feira, 8 de maio, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, por meio da Diretoria de Enfermagem, realiza  a V Semana de Enfermagem 2014. A programação teve encerramento na manhã do dia 9 de maio, sexta-feira, com uma ação externa no Bairro Jaderlândia, localizado na margem esquerda da Rodovia Estadual PA Santarém/Curuá-Uná. Este ano o tema da V Semana de Enfermagem foi: “A importância do saber Cuidar: O conhecimento gerando o poder do cuidado".  

A abertura das comemorações alusivas ao Dia do Enfermeiro, 12 de maio, aconteceu às 8h30min do dia 8 de maio, no auditório do HRBA, com palestra voltada para a Assistência Humanizada, ministrada pela Diretora de Enfermagem, Daniela Mengon, que também é a responsável pela Coordenação das atividades. “Nosso tema este ano é o cuidar, o cuidar do paciente, o cuidar do nosso semelhante. Esse é um projeto que envolvemos toda a equipe multiprofissional do Hospital Regional, e parceiros. Nossa equipe decidiu mudar o formato que nós utilizamos nos anos anteriores e levar atividades externas para a Comunidade. A programação conta com palestras, jogos, e ações de atendimento em saúde e abrange diversos serviços do HRBA”, declarou a Diretora de Enfermagem.

Dentro da programação, o setor de Gestão de Pessoas do HRBA realizou os Jogos Corporativos, uma atividade motivacional já desenvolvida em algumas áreas do hospital. “Essa é uma vivência participativa onde o colaborador se permite envolver em tudo o que nós propomos e a nossa proposta é sempre a de superar limites. Foi colocado várias etapas e isso foi muito interessante porque em um tempo de uma hora e meia as duplas passaram por obstáculos e depois disso eles falaram o que sentiram, alguns superaram medos, outros descobriram habilidades e houve aqueles que se emocionaram por descobrir a força que tinham”, enfatizou a Coordenadora de RH, Jeovânia Cruz.

No dia 9 de maio, sexta-feira, a programação saiu dos muros do HRBA e chegou até o Bairro do Jaderlândia, na Escola Estadual Maria da Conceição Figueira Cardoso, que atende 627 alunos nos turnos manhã e tarde. “Essa visita do Hospital Regional trouxe um ar de alegria tanto para a Escola como para a própria Comunidade, porque estão sendo ofertados atendimentos não apenas para os nossos alunos, mais para toda a comunidade”, declarou a Diretora do educandário, professora Rosenilda Imbiriba. 

Consultas médicas e de enfermagem, palestras sobre o cuidado com a voz, Álcool e Drogas (ministrada pela Polícia Civil), Reaproveitamento de Alimentos (SND), Estação Beleza e atividades de Recreação, além da exposição de trabalhos desenvolvidos no HRBA, como os da Organização para a Procura de Órgãos (OPO), Nefrologia (Hemodiálise), Pisada Certa (Fisioterapia) e Doação de Mudas (Comitê de Sustentabilidade Ambiental) foram algumas das muitas ações desenvolvidas durante a programação que contou com a parceria da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a realização da programação e citou o objetivo principal das ações extra-muros realizadas pelo HRBA seguindo o cronograma de ações. “Hoje é um dia muito especial em que nós trouxemos a equipe multiprofissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas para fazer um atendimento especial para a população do Jaderlândia. Nós sabemos que quanto maior a distância dos grandes centros, maior é a dificuldade de acesso a serviços de Saúde. Normalmente, nós desenvolvemos a Semana de Enfermagem com atividades internas voltadas para a formação de nossos profissionais. Mas, nesse ano decidimos realizar também essa ação externa de Saúde com uma vasta programação de serviços e que vai beneficiar a nossa população”, finalizou o Diretor que também parabenizou todos os profissionais do Serviço de Enfermagem pela iniciativa.







 








quarta-feira, 7 de maio de 2014

Santarenos aderem a Campanha de combate a Hipertensão Arterial




Ações de Saúde, ginástica e até aulas de dança atraíram a atenção de quem buscou a orla de Santarém, região Oeste do Pará, como local de lazer ou mesmo para pequenas caminhadas na ultima sexta-feira, 2 de maio, durante a realização da programação de combate à hipertensão arterial realizada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) em parceria com a Unimed Oeste do Pará. Ação teve como principal objetivo combater o sedentarismo, o tabagismo e a alta ingestão de bebidas alcoólicas alguns dos principais fatores que contribuem para a hipertensão arterial.

A ação iniciou às 19h com a realização de exames simples e rápidos como teste de glicemia e aferição de pressão arterial, orientação nutricional e medição do Índice de Massa Corporéa (IMC) e uma blitz educativa. “Nosso objetivo é sensibilizar a população para combater a hipertensão arterial, sempre associando a alimentação saudável e a pratica de atividades físicas. E, com orientações básicas como: evitar alimentos industrializados, enlatados, aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, fazer uma caminhada, não é necessário estar em uma academia, basta ter uma atividade física, nós conseguimos combater essa e até outras doenças”, declarou a coordenadora do SND, Edilssa Carla Lopes.

O tema da ação deste ano na orla da cidade foi “Com uma boa alimentação, combatemos a pressão” e teve a presença de parceiros importantes como os acadêmicos de enfermagem da FIT, UEPA e acadêmicos do curso Técnico em Enfermagem do CEPES, e os profissionais da Academia Via Atlética que ensinaram alguns exercícios simples e eficazes além de aula de “Zumba” ritmo que já conquistou 150 países e que segundo especialistas proporciona a queima de até 1.200 calorias em uma 1h de aula.

A coordenadora de marketing da Unimed, Andressa Aguiar, falou sobre a parceria com o HRBA na realização da ação. “A Unimed possui um calendário anual de atividades alinhado com o calendário do próprio Ministério da Saúde e com isso nós também realizamos ações de prevenção e de sensibilização sobre algumas doenças e fazemos parcerias importantes, como essa com o Hospital Regional, e são atividades voltadas para a comunidade e que incentivam a pratica de esportes e alertam para algumas doenças que podem aparecer silenciosas”, declarou a Andressa.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, enfatizou que a praticidade no consumo de alimentos industrializados, como embutidos, enlatados e conservados causam malefícios à saúde, por isso a população deve sempre preferir alimentos naturais. “Nós saímos do nosso muro e vamos até as comunidades. Pra se ter uma ideia, mais de 70% dos pacientes em hemodiálise tem como doença base a hipertensão e a diabetes, e são doenças que podem ser prevenidas com medidas simples como a pratica de uma atividade física regular e uma alimentação saudável”.




















 

terça-feira, 6 de maio de 2014

Dia Mundial de Higienização das Mãos tem programação especial no HRBA


Sensibilizar colaboradores e usuários sobre a importância do hábito de lavar as mãos como forma de prevenir o contágio e a proliferação de doenças, este foi um dos objetivos que levou o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) a realizar no Hospital Regional do Baixo Amazonas uma programação alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que visa reforçar as práticas de higienização das mãos como medida primordial para a prevenção e controle das infecções hospitalares. 

Em sua 8ª. edição a campanha aborda o tema: “Uma assistência limpa é uma assistência mais segura”. “Nós trabalhamos a sensibilização dentro do hospital. Então, planejamos uma programação toda especial com paródia e premiação aos setores que com maior adesão às práticas de higienização das mãos, além de atividades e dinâmicas interativas”, falou a enfermeira Sheila Bezerra, vice-coordenadora da SCIH, que realiza a programação nos diversos setores do HRBA, além de escolas e instituições de ensino.

Segundo a médica infectologista responsável pelo SCIH, Drª Mariana Quiroga, os cuidados com a higienização devem ser reforçados pelos profissionais da saúde e pessoas em tratamento. “As nossas mãos são naturalmente contaminadas por bactérias, e dentro do ambiente hospitalar essas bactérias tem uma maior importância. Dentro dos hospitais há bactérias resistentes a antibióticos e mais difíceis de tratar. Então, no caso das bactérias intra-hospitalares essa infecção adquiri um caráter de maior gravidade”, declarou a médica após citar a importância da higienização em qualquer ambiente, não apenas nos hospitais e escolas.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou que o problema da infecção hospitalar é um dos assuntos mais debatidos no mundo, e por isso há necessidade de dar uma atenção maior para o tema. “Este é um problema mundial e a cada ano as técnicas têm que ser aprimoradas para que nosso usuário seja atendido com segurança. Nós sabemos que o principal vetor para transmissão de doenças são as mãos, seja no ambiente hospitalar ou em casa. Investir na prevenção e educação no ambiente hospitalar é fundamental para que os nossos riscos sejam reduzidos”, enfatizou o Diretor.