terça-feira, 14 de outubro de 2014

HRBA apóia CRM na capacitação de profissionais da Saúde em Santarém

Nos dias 10 e 11 de outubro, sexta-feira e sábado, o Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM/PA), delegacia de Santarém, realizou no auditório da UEPA o curso de capacitação para médicos, residentes, acadêmicos de medicina e profissionais da saúde sobre o Programa de Atendimento Integrado do Trauma (PAIT). O curso, que teve parceria da Faculdade de Medicina da USP, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Prefeitura de Santarém e Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), teve como objetivos repassar aos profissionais de Santarém e região as novas técnicas de atendimentos para os pacientes de traumas já aplicadas nas regiões sul, sudeste e também fora do Brasil.

De acordo com o delegado sindical CRM Santarém, Dr. Fábio Tozzi, o curso faz parte do Programa de Educação Médico Continuada do CRM e hoje é possível graças à junção de forças entre as organizações sociais e o Governo, que apoia e incentiva a formação profissional e a qualificação. 'Este é um curso multidisciplinar que trata melhorias no atendimento de pacientes de traumas, sabemos que essa não é uma realidade de Santarém, mas do país como um todo onde vivenciamos uma epidemia de acidentes automobilísticos e também da violência urbana. E este curso deve trazer melhorias significativas para a saúde da região e só foi possível graças a participação de todos os atores envolvidos, seja o Hospital Regional e a UEPA, que hoje estão participando ativamente na formação médica, como a Secretaria de Saúde de Santarém e o CRM que promove o programa', declarou o delegado sindical.

O coordenador do curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Dr. José Pinhata Otoch, falou sobre a importância de introduzir no Norte do país técnicas avançadas de atendimento aos pacientes de traumas. 'O trauma é uma doença prevalente no Brasil e de impacto muito grande e nós estamos trazendo para a região Norte os princípios básicos da organização do atendimento ao trauma que é extremamente importante para garantir que o paciente tenha uma boa recuperação', enfatizou Pinhata após relacionar as técnicas no que se refere ao acolhimento e atendimentos nas unidades de pronto atendimento e hospitais referenciados.

Segundo o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, o incentivo à realização de cursos, oficinas, workshop, entre outros eventos que proporcionem conhecimento devem ser visto como prioridade. “Hoje nós vivenciamos uma onda crescente de violência no trânsito na qual é necessário a união de todos os seguimentos sociais para criar mecanismos de educação e sensibilização. Infelizmente não conseguimos construir hospitais na mesma velocidade com que a industria automobilística vende veículos, mas podemos sim disseminar o conhecimento entre a nossa população de modo a tornar cidadãos mais conscientes e profissionais mais qualificados para atender nossa população com respeito e dignidade”, declarou Moreschi.   

O curso teve abertura às 8h e tem entre os palestrantes os professores da FMUSP Dr. Dário Birolini, Dr. Valdir Zamboni além de Dr José Pinhata e da enfermeira Toshiko Oya. Na grade de curso estão: Mecanismo do trauma; Princípios do atendimento; Via aérea e respiração; Traumatismo torácicos e cervicais; Mobilizações para as estações práticas; Instabilidade circulatória; Traumatismo abdominais e pélvicos; Traumatismos crânioencefálico e medulares; traumatismo dos membros; erros e iatrogênias mais comuns. No encerramento houve atividades práticas, teste de avaliação e entrega de certificados.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

HRBA entra em clima de Outubro Rosa com atividades voltadas para a prevenção e sensibilização do câncer de mama

Como forma de chamar a atenção da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou na noite da quinta-feira, 2, o ato simbólico de iluminação da fachada do hospital na coloração rosa. Em Santarém, além da iluminação de prédios públicos e privados algumas programações são realizadas como forma de despertar na população a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este ano mais de 57 mil novos casos foram diagnosticados no Brasil.

Na região Norte, segundo o INCA 1.720 novos casos foram diagnosticados. Dados que reforçam a importância da união de forças em prol da luta contra o câncer. “Toda vez que a sociedade converge em prol de alguma prevenção nós conseguimos ter resultados importantes e o Hospital Regional está fazendo o que pode no sentido de sensibilizar a população sobre o câncer de mama”, declarou o coordenador do setor de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, após citar que este é o câncer de maior incidência em mulheres, ficando atrás somente do câncer de colo do útero.

Em Santarém, o serviço de oncologia do HRBA existe há aproximadamente 6 anos, neste meio tempo a demanda, antes encaminhada para fora de Santarém, passou a ser assistida e no município. Hoje, a Oncologia do HRBA atende toda a região Oeste Paraense e alguns estados do Norte. “Nós atendemos não só a população de 382 mil pessoas de Santarém, mass muito mais de 1 milhão de pessoas de toda essa região do Baixo Amazonas e até de outros estados que são regulados para cá. Temos mais de 2 mil atendimentos anuais com mastologista, o que demonstra a importância do serviço realizado pela oncologia do Hospital Regional”, frisou Fortes.

Segundo dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) estão em tratamento no HRBA 148 mulheres e 6 homens. Entre os serviços disponibilizados aos pacientes oncológicos estão: quimioterapia, radioterapia além das cirurgias oncológicas com especialista.  Somente em 2013 foram atendidos na oncologia do HRBA pelos mastologistas 2.166 pessoas.

Durante todo o mês de outubro, uma vasta programação será realizada em diversos pontos da cidade por meio de instituições públicas e privadas, porém a sensibilização e a prática de hábitos saudáveis por parte da população “É importante que toda mulher faça o auto-exame da mama, este auto-exame não deve ser uma coisa marcada. A mulher deve sempre se tocar, sempre se sentir e sempre que for encontrado um nódulo ou qualquer deformidade ou modificação procurar um especialista, que é o médico mastologista. A partir dos 35 anos, se houver histórico familiar, a pessoa deve fazer a mamografia anual, avaliação mais precoce possível e a partir de 40 anos fazer o exame anual”, finalizou o médico oncologista.

Programação:
2/10 Iluminação do HRBA na cor Rosa
11/10 Corrida e Caminhada Sanclin contra o Câncer de Mama
14/10 Sessão especial para debater avanços e perspectivas na luta contra o Câncer e mama
15/10 Abertura oficial da Campanha Outubro Rosa do HRBA
Solenidade com a presença de autoridades, cantores da terra bandas e orquestras de Santarém, depoimento de mulheres que venceram a doença e sensibilização das equipes médicas sobre a doença e o tratamento.
17/10 Blitz de Sensibilização sobre o Câncer de Mama na Orla da Cidade
16, 17 e 20/10 Palestra sobre a prevenção e a importância dos exames da mama em todas as recepções
25/10 Encerramento da Programação com a 6ª Caminhada Rosa realização Lab Amazônia apoio HRBA
29/10 Ação Rosa na Escola Sagrado Coração de Jesus
em Alter do Chão