quinta-feira, 2 de maio de 2013

Hospital Regional de Santarém, Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde realizam pesquisa científica e levam ações de prevenção ao câncer à Comunidade de Boa Esperança

Na última sexta-feira, 26, uma equipe multiprofissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizaram na Comunidade de Boa Esperança, a cerca de 40 quilômetros do centro de Santarém, diversas ações voltadas à prevenção do câncer, principalmente, o de próstata, que segundo o Instituto do Câncer (INCA) no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. As equipes de trabalho saíram para a Comunidade por volta das 7h30min, após um café da manhã realizado nas dependências do HRBA e, na Comunidade, iniciaram as atividades às 8h30min com uma palestra da Enfermeira Janete, do Serviço de Oncologia, seguido da triagem dos pacientes para atendimento médico na Unidade Básica de Saúde da Comunidade.

Os projetos “Caravana da Esperança” e “Homem com H se cuida” foram realizados na Escola Francisco Pereira Chaves, Unidade Básica de Saúde e nas residências dos moradores que receberam a visita das equipes e responderam aos questionários elaborados pela equipe técnica do HRBA com o objetivo de identificar se há uma prevalência maior de casos na Comunidade. O Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Dr. Marcos Fortes, que acompanhou e orientou às equipes na aplicação do formulário durante as visitas domiciliares, falou sobre a ação. “Nós podemos perceber uma grande receptividade da Comunidade em todas as atividades realizadas para o melhoramento da saúde. Isso é um incentivo para que nós possamos aumentar as campanhas e o número de Comunidades atendidas, inclusive ampliando o número de entidades participantes, como temos aqui o Hospital Regional, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde e todos aqueles que realmente tem o compromisso de promover e desenvolver a saúde”, falou o Coordenador da Oncologia.

A ação na Comunidade de Boa Esperança foi definida após o anseio de seus moradores que solicitaram ao Conselho Municipal de Saúde um estudo para identificar se a incidência do câncer naquela população era maior que em outros locais. Segundo o Conselho, na Comunidade foram registrados oito casos de câncer, com dois óbitos. “Ao longo destes seis anos aqui em Santarém essa é a primeira vez que vejo a população procurar melhorias na qualidade de vida desta forma. Esse foi um fato único. A Comunidade se reunir, ter uma visão dos seus problemas e procurar o serviço para ter um tratamento, um diagnóstico para saber o que de fato esta acontecendo em suas vidas”, disse Dr. Marcos Fortes, que coordenou a aplicação da pesquisa científica junto aos moradores de Boa Esperança.

Durante a ação, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRBA esteve presente colocando em prática as diretrizes da Política Nacional de Humanização, que visa melhorar a qualidade do atendimento hospitalar através de ações que possibilitam a assistência com o foco, principalmente, nas relações entre usuários e profissionais da área da saúde. “Quando levamos os profissionais do nosso serviço para prestar assistência fora dos muros do hospital, ministrando palestras de conscientização e informação, estamos investindo na rede como um todo. Além disso, estarmos seguindo a PNH, que instrui que as ações de humanização sejam voltadas para todas as esferas da saúde”, informou a Coordenadora do GTH, Psicóloga Gabriela Fortes.
O Coordenador da Assessoria de Saúde do Planalto, da Secretaria Municipal de Saúde, Enfermeiro Anderson Cavalcante, falou da importância do trabalho junto às Comunidades situadas no entorno da Cidade de Santarém, e que, por questões geográficas, tem dificuldades no acesso ao atendimento médico. “Para o Município de Santarém é de grande relevância este atendimento, uma vez que a região do planalto, ao longo dos anos, ficou um pouco esquecida na atenção a saúde. Hoje, não estamos trabalhando apenas a pesquisa. Mas, também a intervenção, o acolhimento a este paciente e já agilizando um futuro tratamento. A atenção médica para o Planalto é difícil pela carência de profissionais e também pela distância geográfica. Essa parceria com o Hospital Regional e com o Conselho Municipal de Saúde é muito importante para proporcionar esse atendimento”, enfatizou o Coordenador da Assessoria de Saúde do Planalto Santareno.

Nos períodos da manhã e tarde, Acadêmicos de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Conselheiros Municipais de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Professores da Escola da Comunidade realizaram a pesquisa científica, enquanto que a equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e demais técnicos realizaram, aproximadamente, 200 atendimentos a pessoas como a agricultora Maria Alzenir Brito da Conceição, de 62 anos, que com o marido e a filha foram em busca de assistência médica. “Esses atendimentos e o acompanhamento eram coisas que a gente já estava precisando bastante aqui na Comunidade. Até mesmo o aconchego. As palavras renovam as forças da gente e não é só o atendimento médico, o diálogo também é muito importante pra tirar dúvidas. Nós esperamos que vocês apareçam mais vezes, porque o importante é aprender e saber dividir com os outros, como vocês estão fazendo hoje aqui”, falou dona Maria Alzenir, que agradeceu a toda a equipe pela realização da ação na Comunidade.

Segundo o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, os projetos “Caravana da Esperança” e “Homem com H se cuida” fazem parte de um cronograma de ações que foram iniciadas na Comunidade de Boa Esperança e serão estendidas para outras. “Estou muito feliz com o belo dia de trabalho. Quero parabenizar a iniciativa da Comunidade que manifestou ao Conselho Municipal de Saúde a sua preocupação com os casos de câncer. Também deve ser enaltecida a participação do Conselho, que foi brilhante no planejamento e execução de toda a atividade. Acredito que essas parcerias, envolvendo a Gestão Estadual de Saúde, Gestão Municipal, entidades organizadas e a sociedade, que realmente são capazes de transformar uma realidade. Quero agradecer a nossa equipe da Oncologia do HRBA pela organização e sucesso dessa ação. Em breve, estaremos definindo com o Conselho e Secretaria Municipal de Saúde as datas e próximas Comunidades que serão assistidas pelo projeto”, concluiu o Diretor Geral.

Dr. Alberto Tolentino, em atendimento voluntário

Dr. Carlos Hummer, Oncologista do HRBA

Dr. Rui Siqueira Filho, médico voluntário na ação

Dr. Wesley Queiroz Muniz, médico contribuinte da ação

Enfermeira Janete Aguiar, palestra sobre prevenção de CA

Comunitários aguardando atendimento médico

Equipe multiprofissional do HRBA

Equipe do HRBA e agentes de Boa Esperança

Equipe do HRBA, Acadêmicos de Medicina, CMS e Semsa bateram de porta em porta 

Orientações e atendimentos foram realizadas durante manhã e tarde

Equipes não se intimidaram e garantiram o sucesso da ação

Acadêmicos de medicina participaram ativamente da ação

População agradeceu o empenho de toda a equipe


Palestras foram ministradas em auditório improvisado

Antes da ação equipe recebeu orientação e participou de um café da manhã