segunda-feira, 10 de agosto de 2015

HRBA vai ao bairro São Francisco em ação de rede de comunicação de Santarém

Nutricionista ressalta importância de uma alimentação saudável

Três equipes do Hospital Regional do Baixo Amazonas fizeram atendimentos e deram esclarecimentos sobre nutrição, fisioterapia e doação de órgãos aos moradores do bairro São Francisco, em Santarém, na quinta-feira, 6. As atividades fazem parte do projeto Viva a Vida, do Sistema Tapajós de Comunicação.
A equipe de nutrição  tirou dúvidas e ressaltou os cuidados com os hábitos alimentares. “É importante manter a alimentação saudável como forma de melhorar a saúde e evitar doenças”, disse a nutricionista Camila Cota.
A equipe da Organização de Procura de Órgãos do HRBA esclareceu sobre doação, visando tirar dúvidas e medos que muita gente tem sobre doar um órgão.
O hospital também levou ao bairro o projeto ‘Pisada Certa HRBA’, ressaltando sobre a importância de se usar o tipo correto de calçado. “Em Santarém, há uma crescente prática de atividades físicas, mas as pessoas não têm conhecimento sobre os riscos ortopédicos de usar calçados inadequados”, explica o fisioterapeuta Jonas Rocha.
No dia 17, será a vez da população do bairro Jutaí receber esses serviços educativos. E no dia 21, as equipes do HRBA – hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) – chegarão ao Bairro Santana. Aos moradores do bairro Vigia, no dia 27 de agosto, será oferecido atendimento médico, além da assistência em fisioterapia e nutrição.

Equipe tira dúvidas sobre doação de órgãos e tecidos

Pais colaboradores são homenageados no HRBA


O Dia dos Pais foi marcado por uma programação especial para os colaboradores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Brindes foram sorteados e um coquetel foi servido aos pais colaboradores. A programação seguiu durante toda a sexta-feira (7). Incluindo, ainda, cortes de cabelo.
O médico Telmo Moreira Alves, ao palestrar sobre ‘Saúde do homem’, falou a respeito dos cuidados necessários para garantir qualidade de vida. Também destacou a importância de se trabalhar a conscientização contra os preconceitos existentes por parte de muitos homens, que ainda resistem às ações preventivas e aos tratamentos.
“Há muitas barreiras a serem quebradas pelo homem em relação ao cuidado e preocupação de sua saúde. A informação e a educação são meios indispensáveis para se trabalhar e, aos poucos, ir quebrando essas barreiras”, diz Alves.
Para o colaborador Arlisson Santana, a palestra serviu de aprendizado. "A informação é muito importante para que os mitos e os preconceitos sejam quebrados e nós, homens, possamos nos cuidar mais”.
A ação foi realizada pelo setor de Recursos Humanos do HRBA - administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).