segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Blog do HRBA volta às atividades

Blog do HRBA
Em cumprimento a legislação eleitoral, o Blog do HRBA ficou temporariamente com o acesso restrito ao público. Mas a partir de hoje (01) voltamos às atividades normais, divulgando as principais ações externas e internas do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, bem como sugerindo pautas, postando fotos e notas oficiais.
Dentre as inúmeras ações que ocorreram na Instituição durante o período eleitoral, destacamos a realização da II Semana de Prevenção do Trabalho, a parceria entre o Sistema Tapajós de Comunicação e o HRBA levando serviços de Enfermagem, Nutrição e Humanização por meio do Projeto Viva a Vida e a uma ação inédita que foi a realização do I Curso de Endoscopia Digestiva da Região Oeste do Pará.
A seguir, você confere os detalhes dos principais destaques que ocorreram durante os três últimos meses:

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

Leia abaixo todas as matérias realizadas durante o período eleitoral.

Fonte: ASCOM HRBA

Celebração Ecumênica marca Dia dos Médicos no Hospital Regional – Dr. Waldemar Penna

Diretor Técnico do HRBA, Dr. João Batista,
na Celebração Ecumênica que
homenageou os médicos do HRBA 

O “Dia do Médico” no Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, foi marcado por uma celebração ecumênica ocorrida no dia 18 desse mês quando acontece em todo o país homenagens ao profissional da saúde. A solenidade foi aberta pelo Diretor Técnico do HRBA, Dr. João Batista, e dirigida pelo Pr. Maximiliano Wolsgramm. O encontro ocorreu na Capela Ecumênica do Hospital Regional e contou com a participação de médicos, diretores, coordenadores e demais colaboradores.
Pr. Maximiliano Wolsgramm dirigiu
   a Cerimônia Ecumênica 
Na entrada da capela o Grupo de Humanização do HRBA fez a entrega do cartão de felicitações a cada médico que participou da celebração. Durante a cerimônia o Pr. Maximiliano destacou o valor da oração durante os momentos de aflição e que o profissional médico também precisa de apoio, carinho e atenção.
Diretor Geral do Hospital Regional,
                 Hebert Moreschi, parabenizando
os médicos
Em seguida, o Dr. João Batista fez a exibição da mensagem intitulada “Onde andará o meu Doutor?”. A reflexão reforçava a relação humana que todo médico deve ter com o paciente. “Por favor! Tragam de volta o meu doutor. Estamos todos doentes e sentindo dor. Peço para o ser humano uma receita de “calor” e para o exercício da medicina uma prescrição de “amor”. Onde andará o meu Doutor?”, parte da mensagem de autor desconhecido exibida pelo Dr. João Batista.
Ao término da solenidade o Diretor Geral do HRBA, Dr. Hebert Moreschi, parabenizou os mais 90 médicos que fazem parte do quadro clínico do Hospital Regional do Baixo Amazonas.





Fonte: ASCOM HRBA


Hospital Regional promove I Curso de Endoscopia Digestiva do Baixo Amazonas

Representantes na Cerimônia de Abertura
 do I Curso de Endoscopia Digestiva
do Baixo Amazonas
        Contando com profissionais responsáveis pelos serviços considerados referência nacional e internacional, o Hospital Regional do Baixo Amazonas promoveu nos dias 06, 07 e 08 de Outubro o I Curso de Endoscopia Digestiva do Baixo Amazonas.
Os médicos Luis Maruta (Hospital Universitário da USP - Universidade de São Paulo), Marcelo Averbach (Hospital Sírio Libanês), Ângelo Ferrari (Hospital Albert Einstein) e a Enfª Rejane Netto (Hospital Universitário da USP) foram os palestrantes convidados de outros Estados do Brasil, além do Dr. Eduardo Freire e Enfa. Daniella Mengon do HRBA.
Dr. Fábio Tozze que fez parte da
organização do curso no uso da palavra
durante composição de mesa
Durante a solenidade o Dr. Fábio Tozzi, um dos coordenadores do evento, ressaltou que além do Hospital Regional ser referência de média e alta complexidade, passa a se tornar um centro de formação de profissionais em saúde para a Região Oeste do Pará e coloca Santarém no cenário nacional médico-hospitalar.
Utilizando tecnologia de ponta, os palestrantes realizaram diversos procedimentos ao vivo na sala de endoscopia do HRBA que foram transmitidos para o auditório em que estavam os inscritos no curso. Mais de 80 participantes entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e acadêmicos, vindos de várias partes da região Oeste do Pará como, por exemplo, Óbidos e Belterra, prestigiam o curso divido nos módulos de Enfermagem e Medicina.
Dr. Marcelo Averbach,
Hospital Sírio Libanês
Segundo o Médico Endoscopista do HRBA, Eduardo Freire, somente no período de outubro de 2009 a setembro de 2010, o Hospital Regional atendeu mais de 1 mil pessoas de todo o oeste paraense que precisaram do exame de endoscopia digestiva, dentre os quais, 34 foram diagnosticados com câncer de estômago.
Atualmente no Brasil, o câncer de estômago é uma das doenças que mais acometem os maiores de 50 anos de idade. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), por meio de estudos, informa que a má alimentação é o principal fator para o surgimento de câncer no estômago. “Uma alimentação pobre em vitamina A e C, carnes e peixes, ou ainda com um alto consumo de nitrato, alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados no sal são fatores de risco para o aparecimento deste tipo de câncer”, revela a SOBED.
Entrega de Honraria ao Dr. Sérvio
 Fernandes homenageado do Curso
No dia 8 houve a entrega de honraria ao homenageado do Curso de Endoscopia Digestiva do Hospital Regional, o Dr. Sérvio Fernando. Na oportunidade ainda foi realizada a entrega do “Troféu Elogio Setembro” que mais uma vez foi passado às mãos do Coordenador da Oncologia do HRBA, Dr. Marcos Fortes e os Responsáveis Técnicos da Radioterapia, Dra. Isabel Campos e o Físico-Médico, Luis Carlos Albuquerque.
Entrega de Certificados do I Curso
de Endoscopia Digestiva do HRBA
O I Curso de Endoscopia Digestiva do Hospital Regional - Dr. Waldemar Penna, foi concluído com coquetel, entrega de certificados e musica ao vivo interpretada pelo musicista Junior Coelho, compositor de artistas famosos da região como Cristina Caetano e Nilson Chaves.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas já possui convênio com a UEPA – Universidade do Estado do Pará para a realização de estágio para os Cursos de Medicina e Enfermagem, e em breve desenvolverá novas parcerias para a formação e aprimoramento dos profissionais de saúde do Oeste do Pará.

Fonte: ASCOM HRBA







Troféu Elogio: Radioterapia recebe reconhecimento pela assistência de qualidade destinada aos usuários do HRBA

Representantes do Setor de Radioterapia
do HRBA na entrega do Troféu Elogio
Pela primeira vez em que foi entregue a honraria intitulada “Troféu Elogio” o setor de Radioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Pena, recebeu o título. A cerimônia de entrega ocorreu no auditório do HRBA (21/set) e contou com a presença de diretores, coordenadores de setores e demais colaboradores.
O “Troféu Elogio” é o mérito concedido aos servidores e profissionais do Hospital Regional que mais elogios receberem dos usuários assistidos. O registro dos elogios é realizado durante todo o mês pelo Serviço de Atendimentos aos Usuários (SAU).
O usuário que tiver qualquer sugestão ou elogio aos serviços prestados pelo HRBA pode dirigir-se até a sala do SAU, localizada na entrada principal do Hospital, ou fazer o elogio por escrito e depositar nas caixas de coleta distribuídas por todo o Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Fonte: ASCOM HRBA

II SIPAT do Hospital Regional: “Prevenção e Valorização da Vida!”

Composição de Mesa na Cerimônia
de Abertura da II SIPAT 
"Comportamento Seguro: um ato de amor à vida. Use os equipamentos de Proteção Individual!" foi o tema abordado na II Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho do Hospital Regional do Baixo Amazonas - Dr. Waldemar Penna.
A programação ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro. Contou com palestras, ginástica laboral, exibição de vídeos, blitz preventiva, além de apresentações culturais. A Cerimônia de Abertura da Semana ainda teve a presença da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, sob a regência de Rafael Macedo.
Filarmônica Municipal
Professor José Agostinho
A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), gestão 2009/2010, trabalhou a sensibilização dos colaboradores do HRBA quanto à importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A gestão 2009/2010 é formada por três equipes: CIPA-PRÓ-SAÚDE, CIPA-GAMSO (Serviço de Hemodiálise) e CIPA-GLOBAL LAB (Laboratório de Análises Clínicas).
Fazendo parte da programação, foi realizada no jardim do Hospital Regional, dia 14, às 19h, a Cerimônia de Abertura da II SIPAT que contou com a composição de mesa formada pelo Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreshi; Presidente da CIPA-GAMSO, Stephan Leite; Representante da GLOBAL LAB, Renata Mendonça; Presidente da CIPA-PRÓ-SAÚDE, Adiléia Kroessim e o Engenheiro de Segurança no Trabalho do HRBA, Marlos Marques.
Diretor Geral do HRBA
em pronunciamento
Durante a solenidade, Hebert Moreschi, destacou o tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Segundo o Diretor Geral, algumas atitudes aparentemente simples tomadas no ambiente de trabalho podem evitar acidentes graves. "Todos devem ter atitudes seguras e hábitos saudáveis que vão nos dar um ambiente de trabalho cada vez melhor e contribuirão para a manutenção de nossa integridade", disse Hebert Moreschi. Como conclusão do pronunciamento, o Diretor Geral ressaltou que as informações expostas durante toda a semana devem ser refletidas com bastante atenção e colocadas em prática no dia-a-dia.
A II SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar , promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho, além de propor o desenvolvimento à consciência vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.
prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho, além de propor o Fonte: ASCOM HRBA