quarta-feira, 27 de maio de 2015

Instituto Estadual do Cérebro do Rio de Janeiro, administrado pela Pró-Saúde, obtém reconhecimento pelo trabalho em prol da saúde da mulher




Na manhã desta quarta-feira, 27 de maio, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN) e o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), ambos do Rio de Janeiro, foram reconhecidos com o Prêmio Dr. Pinotti 2015 – Hospital Amigo da Mulher, pelo trabalho desenvolvido para ampliar o acesso e melhorias de qualidade no atendimento à saúde da mulher. A Pró-Saúde administra integralmente o IECPN e, também, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do HECC, sob contrato de gestão com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O prêmio é concedido pela Câmara dos Deputados e foi entregue pelas mãos do presidente da Casa, Eduardo Cunha, do governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão e da filha do médico José Aristodemo Pinotti, Mariana Pinotti.
Além das presenças do diretor clínico do IECPN, Paulo Niemeyer Filho e do diretor Geral do Instituto, José Donizetti Stoque, respectivamente, participaram a diretora Jurídica e de Filantropia da Pró-Saúde, Wanessa Portugal, e o diretor Operacional da entidade no Rio de Janeiro, Jocelmo Mews.
O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é especializado em neurocirurgia de alta complexidade, voltado exclusivamente para o tratamento de doenças neurocirúrgicas, com atendimento exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o Hospital Estadual Carlos Chagas foi fundado em 1937 e atingiu a marca de mil cirurgias bariátricas, atendendo pelo SUS moradores de 30 municípios do estado.
“O Instituto Estadual do Cérebro acumula importantes conquistas para a população. Vem sendo administrado pela Pró-Saúde e sua gestão beneficia, principalmente, as mulheres, uma vez que a incidência de doenças neurológicas é maior no público feminino”, destacou Paulo Niemeyer Filho.

Sobre o Prêmio:
O Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher tem abrangência nacional, acontece anualmente, e é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher. É realizado no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

A escolha:
O processo de escolha das instituições contou com a participação ativa dos chamados Conselheiros da Câmara dos Deputados, indicados a cada ano pelos líderes dos partidos. Participaram da eleição 13 dos 16 conselheiros indicados.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Hospital Regional de Santarém apresenta pesquisas em Congresso Latino Americano





O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - HRBA, pertencente ao Governo do Pará e administrado pela Pró-Saúde, único Hospital Ensino da região, participou do VII Congresso Latino Americano Caribe de Geriatria e Gerontologia - COMLAT – no mês passado em Belém. O evento é o maior das áreas de Geriatria e Gerontologia na América Latina e Caribe e o segundo maior evento regular do IAGG – International Association of Gerontology and Geriatrics.
O HRBA é referência em vários serviços de alta e média complexidade e vem se consolidando como Hospital Ensino, servindo como campo de prática para o ensino e a pesquisa. O HRBA por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) tem mediado a pesquisa científica e acadêmica no Oeste do Pará como forma de incentivar o desenvolvimento da região e proporcionar maior qualidade a pesquisa e ao ensino acadêmico.
Três trabalhos foram apresentados no VII COMLAT, entre eles, duas pesquisas foram realizadas no HRBA. Com o tema Gerontologia e título: “Análise da sensação de posicionamento cervical e de equilíbrio em idosos ativos e não ativos”, a pesquisa será apresentada pelo residente fisioterapeuta Francisco Lourenço Grandal Savino Barbosa - Residente Multiprofissional. O Segundo trabalho foi realizado por Delmas Luiz Freitas Rodrigues, Thalita de Andrade Almeida Moura, André dos Santos Cabral, Dr. Eros Dantas Alves Ferreira e Dr. Alan Alberto Maciel Soares, tendo como título “Correlação entre níveis de infiltração gordurosa de músculos cervicais e controle cervical de idosos”, este foi desenvolvido no HRBA, objetivando analisar a correlação entre índices de infiltração gordurosa de músculos cervicais com o desempenho em testes de reposicionamento articular cervical em idosos. E por fim, o terceiro trabalho também foi desenvolvido no HRBA, tem como título: “Achados radiológicos da coluna cervical de idosos assintomáticos”, de autoria de Delmas Luiz Freitas Rodrigues, André dos Santos Cabral, Dr. Alan Alberto Maciel Soares e Dr. Eros Dantas Alves Ferreira. Esta pesquisa objetivou investigar a presença de achados radiológicos na coluna cervical de uma população de idosos assintomáticos

VII Congresso Latino Americano Caribe de Geriatria e Gerontologia - COMLAT
É realizado a cada quatro anos e agora, em sua sétima edição, vem ganhando maior repercussão pela importância de cada vez mais discutir-se globalmente as questões sobre o envelhecimento. O VII COMLAT, no Brasil, será realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, que é a mais importante sociedade das especialidades no país, pela sua forte atuação e que tem um histórico de realização de dezenove Congressos Brasileiros.