sexta-feira, 4 de julho de 2014

HRBA realiza Campanha Inspire-se leva atendimentos de Saúde, ações de beleza e palestras de educação e prevenção ao Bairro do Diamantino




Com o objetivo de levar ações de caráter preventivo e de aproximar os seus serviços da comunidade santarena, o Hospital Regional do Baixo Amazonas promoveu no final do mês de junho a campanha 'Inspire-se”, realizada pelos profissionais do Serviço de Oncologia do HRBA, diretoria dos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento (SADTs), diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e Serviço de Nutrição e Dietética (SND). A equipe realizou um levantamento das carências e disponibilizou atividades visando a melhoraria da qualidade de vida da população .

A programação aconteceu na sexta-feira, 27, com abertura às 8h30, na Escola Estadual Richard Hennington, no bairro do Diamantino, onde foram ofertados a população mais de 100 atendimentos médicos com especialistas nas áreas de pneumologista, mastologia, hematologia, oncologia clínica, urologia e clínica médica, além de exames de imagem como: mamografia, raios X, densitometria óssea, tomografia, ressonância magnética, eletrocardiograma, eletroencefalograma e audiometria. Parceiros do HRBA também proporcionaram à população tratamento de beleza, massoterapia, palestras educativas sobre o câncer de pulmão, de combate às drogas e emissão do cartão SUS, ferramenta fundamental para acessar qualquer atendimento em saúde.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Deusilene Pontes, a ação só é possível graças aos vários parceiros que se envolvem e participam do projeto como um todo. As ações do HRBA são sempre voltadas para um tema diferente na área da oncologia. “Nós levamos, além do atendimento médico e nutricional, ações de beleza e palestras como a da Polícia Federal sobre as drogas e também de saúde sobre a prevenção do câncer. Neste dia, foi evidenciado o câncer de pulmão e tivemos parceiros importantes como a Agiliza Marketing, Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Federal”, declarou.

O coordenador da Oncologia do HRBA, Dr. Marcos Fortes, falou sobre o sentimento de levar ações de saúde para a população. “Nós conseguimos ampliar o acesso à saúde com ações como esta. Aqui a população consegue chegar até o HRBA e ser atendido. O mais gratificante é saber que as pessoas que conseguimos atender são aquelas que realmente precisam se tratar e que talvez teriam alguma dificuldade de chegar aos nossos serviços”, complementou.

O presidente do bairro do Diamantino, Erlan Nadler, falou sobre a importância da ação. “O Diamantino é o segundo maior bairro de Santarém. Essa é uma parceria que nós vínhamos buscando desde 2013 e hoje conseguimos realizar com muito sucesso. Apesar da chuva, as equipes foram muito receptivas e os moradores aderiram à ação e nós só temos que agradecer ao HRBA e seus parceiros. Hoje a demanda no Centro de Saúde é muito grande e isso nos motivou a correr atrás deste projeto”, explicou.

Para a doméstica Francilene Lima dos Santos a ação possibilitou o atendimento especializado. Ela relatou que há muito tempo tentava uma consulta com o pneumologista e que sentia dificuldades de respirar. “Pra gente conseguir uma consulta é muito difícil e com a ação eu consegui a consulta com o pneumologista. Hoje, eu me sinto aliviada e depois que eu fizer os exames vou ficar mais ainda”.

Parceiro na ação pela primeira vez, o agente da Polícia Federal, Ulisses Tavares, enfatizou a importância da sensibilização sobre as drogas. “Esse é um trabalho de prevenção. Eu tenho certeza que assim que essas crianças e adolescentes saírem daqui, elas estarão informadas e sensibilizadas sobre os malefícios que as drogas trazem. Essa é uma luta contínua, e esperamos que outros órgãos tomem este exemplo e realizem este tipo de trabalho”.

O médico pneumologista, Dr. Odilton Amaral, falou sobre a necessidade do diagnóstico precoce e a importância de hábitos saudáveis. “É preciso que a população saiba que identificar o mais precoce possível estes pacientes que estão sujeitos a doenças relacionadas ao tabaco pode fazer toda a diferença. O cigarro está muito relacionado ao câncer de pulmão, e mesmo de forma passiva, ou seja, convivendo com o fumante, também está exposto aos riscos de doenças pulmonares. A fumaça da queima do lixo e outros poluentes também estão relacionados ao câncer de pulmão”.

A ação aconteceu em uma das maiores escolas públicas do bairro do Diamantino e contou com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, Setor de Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Posto de Saúde do Diamantino. O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, destacou que o HRBA é um hospital de média e alta complexidade recebendo pacientes referenciados. 'Mas sabemos que a prevenção e o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho, principalmente, quando falamos sobre câncer. Por essa razão, temos a preocupação de levar nossos serviços para a população. Nos casos de diagnóstico de algum caso, os pacientes serão referenciados diretamente para o Serviço de Oncologia do HRBA e terão seu tratamento iniciado de forma imediata. Temos uma programação anual para que essas atividades sejam realizadas para diversas comunidades de Santarém e Região”, concluiu.






quinta-feira, 3 de julho de 2014

HRBA realiza sétima captação de múltiplos órgãos em Santarém




Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou em Santarém a sétima captação de múltiplos órgãos. Ação possível graças ao ato de solidariedade e amor da família de um paciente diagnosticado com morte encefálica na madrugada da última segunda-feira, 30 de junho, no Hospital Municipal de Santarém. O procedimento de captação de órgãos foi acompanhado pela equipe multiprofissional da Organização à Procura de Órgãos do HRBA (OPO) e da equipe médica da Central Nacional de Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO).

O procedimento levou aproximadamente duas horas e, a partir do ato voluntário da família, pelo menos oito pessoas poderão sair da lista de espera do Cadastro Nacional de Transplantes. “Apesar do sofrimento que a família vive, pois é uma perda, nós reconhecemos a importância desse ato de amor. Gostaríamos de pedir que outras famílias tomem essa decisão de ajudar o próximo”, afirmou Ena Rosa Simoa, prima do doador.

O diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância do gesto da família. “O importante é frisar para a população que não existe transplante de órgãos se não tivermos pessoas dispostas a doar. Nós temos uma lista imensa em todo o Brasil de pessoas que dependem desse ato de amor e de valorização da vida. Cada doação representa uma nova oportunidade de vida para várias pessoas”.

O primeiro procedimento de captação de órgãos aconteceu em 2012. Ainda esse ano, o HRBA poderá realizar transplantes renais. “Excelente notícia não só para Santarém. Mas, para toda região, principalmente para os pacientes renais crônicos e seus familiares. Após dois anos de muito trabalho, conseguimos a habilitação para transplantes junto ao Ministério da Saúde permitindo que nossos pacientes participem da lista nacional para receber transplante de órgãos, sem a necessidade de deslocamento até Belém para a realização de acompanhamento periódico. Ainda nesse mês de julho teremos o ambulatório pré-transplante funcionando no HRBA. É o segundo passo para a viabilização do Serviço de Transplantes no Hospital”, finalizou o Diretor.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

7º Workshop do HRBA aborda 'A Importância dos Registros Multiprofissionais no Prontuário do Paciente'




Nos dias 25 e 26 de junho, aconteceu no Auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), o VII Workshop do HRBA com o tema: 'A Importância dos Registros Multiprofissionais no Prontuário do Paciente'. O evento destinado à equipe multiprofissional da Saúde, além de residentes, visou melhorar a interação de processo entre as equipes multiprofissionais do HRBA, nos aspectos éticos legais do prontuário, assegurando a comunicação efetiva, por meio do preenchimento correto dos registros no prontuário do paciente.

De acordo a vice-presidente da Comissão de Prontuários do HRBA, Dilcinéia Jorge Portela, o Serviço foi implantado em Santarém desde 2008. “O Serviço de Prontuário no HRBA foi implantado juntamente com a Pró-Saúde e a cada ano é investido mais em capacitação e profissionalização dos colaboradores envolvidos no processo, envolvendo toda equipe multiprofissional, e traz como resultado a excelência na assistência. O HRBA é um hospital Acredito, com certificação ONA II, caminhamos para ONA III. Também somos um Hospital de Ensino e de Pesquisa, então são visíveis as melhorias conquistadas nos últimos anos”, complementou.

Dilcinéia também falou sobre a importância da implementação e da utilização do prontuário do paciente para assegurar a qualidade da assistência. “O prontuário é de suma importância em vários aspectos, tanto no que se refere a legislações vigentes, como garante a continuidade da assistência, a segurança do paciente e também dos profissionais da área da Saúde. Serve como meio de estudo para o Ensino e Pesquisa, Auditoria, na qual se observa a qualidade da assistência prestada, e é um meio de faturamento na prestação de contas”, disse a vice-presidente.

O Serviço de Gestão do Prontuário é uma ferramenta indispensável para boas práticas e está prevista na resolução do Conselho Federal de Medicina, nº 1.638/2002 e regimentado na Comissão de Revisão de Prontuário. “Essa interação entre as Comissões da instituição certamente de muito contribuirá com a qualidade da assistência prestada ao usuário de nossa região, estimulando-se a eficaz elaboração do Prontuário do Paciente, nos moldes determinados por legislações vigentes, quer éticas ou legais, buscando-se através de programas de capacitação, a parceria dos colaboradores para melhor desempenho, refletindo-se até mesmo, na redução de custos em auxilio à gestão hospitalar”, declarou o Presidente da Comissão de Ética Médica, Dr Gilvandro Valente.

Entre os temas que serão debatidos no VII Workshop estão, “Ética Médica no Prontuário”, ministrada pelo médico e presidente da Comissão de Ética Médica, Dr Gilvandro Valente, “Ética de Enfermagem no Prontuário”, ministrante Enfermeira Kátia Cunha, palestra do advogado Capual Júnior, referente à parte jurídica do Prontuário do Paciente. Durante o Workshop também foi realizada a entrega da cartilha de orientação sobre a importância do correto preenchimento do prontuário assegurando a continuidade da assistência prestada ao paciente.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, considerou o evento de grande sucesso, principalmente, por abordar um tema tão importante quanto o registro adequado no prontuário. “Hoje é uma referência em registro adequado no prontuário do paciente. Isso se deve ao grande investimento feito na formação de profissionais e nos processos implantados. Um prontuário preenchido de forma adequada representa ganhos assistenciais ao nosso paciente e segurança para o profissional de saúde”, concluiu Hebert.

 


terça-feira, 1 de julho de 2014

HRBA: Campanha Saúde e Educação no Trânsito chama atenção da população para o alto índice de acidentes de trânsito em Santarém

Por meio de uma “blitz educativa” profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realizaram na tarde da última terça-feira, 24, o projeto “HRBA: Saúde e Educação no Trânsito”. O projeto teve por objetivo sensibilizar os colaboradores e usuários do HRBA, além da população em geral, sobre o alto índice de acidentes de trânsito e a necessidade do respeito à sinalização e a redução da velocidade nas proximidades de Unidades de Saúde e Educandários, como prevê a legislação do trânsito.

A programação iniciou às 17h30min na área externa do HRBA, na Avenida Sérgio Henn, uma das principais vias de acesso de Santarém, que embora seja bem sinalizada e tenha boas condições de trafegabilidade, ainda é a campeã em estatísticas de acidentes com vitimas no trânsito. “O que nós estamos acompanhando nos últimos anos é que apesar de existirem sinais de transito e faixas de pedestres, a Avenida Sergio Henn é a via onde ocorre muitos acidentes devido à falta de atenção dos condutores e o desrespeito à sinalização e o nosso propósito nesta primeira campanha de Saúde e Educação no Trânsito se refere ao alto índice de acidentes na cidade”, declarou Hudson Rodrigo, Técnico em Segurança do Trabalho do HRBA.

De acordo com a Pedagoga da Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA, (DEP), Claudiléia Pereira Galvão, a sensibilização ainda é a melhor saída, e a medida deve ser adotada por todos. “É preciso sensibilizar as pessoas sobre a importância da redução da velocidade próximo a hospitais e escolas para minimizar os altos índices de acidentes que temos em Santarém, o HRBA tem essa preocupação. Essa é uma parceria do Hospital Regional com a SMT para sensibilizar e preservar a vida de quem está no trânsito”, falou a pedagoga.

Para a acadêmica de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) que também participou da ação, a integração Hospital e Comunidade trazem bons resultados.  “É de extrema importância o Hospital Regional levar essa integração para a comunidade, e eles estão mostrando que a saúde vai além do aspecto curativo e está diretamente ligada a prevenção e a promoção da saúde. A prevenção é o melhor caminho”, disse Vanessa Vinente, Acadêmica do Curso de Enfermagem da UEPA.

Segundo pesquisas, uma das maiores causas de morte no Brasil está diretamente ligada a imprudência e a imperícia no trânsito. Em Santarém, apesar de não ser tão difundido, os custos da Saúde com procedimentos de baixa complexidade nos últimos anos cresceu consideravelmente, e consequentemente as filas de espera por atendimento cirúrgico também. “Os acidentes de trânsito se tornaram um caso de saúde pública e uma das principais causas de mortes em jovens no Brasil. Em nossa região não é diferente. Nossos hospitais estão lotados de pacientes vítimas de trânsito. Isso encarece e sobrecarrega todo o sistema de saúde. Não basta apenas construir hospitais. Temos que investir na fiscalização e na conscientização sobre a necessidade do comportamento adequado no trânsito. Por isso, estamos investimento intensamente nessa campanha”, concluiu Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.