segunda-feira, 20 de abril de 2015

HRBA promove programação especial para Dia Mundial de Combate ao Câncer





 Aproximadamente 35 crianças de toda Região Oeste do Pará, em tratamento oncológico no Hospital Regional de Santarém, participaram da programação festiva pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizada no setor de quimioterapia da unidade. Diversas atividades foram desenvolvidas com as crianças e seus pais e acompanhantes um dia antes do dia 08 de abril. Acadêmicos de pedagogia em estágio auxiliaram nas atividades de pintura, brincadeiras, e na distribuição de ovos de chocolate. As crianças também puderam curtir as atrapalhadas brincadeiras do Palhaço Dão.
Abertura da programação foi feito pelo Dr. Marcos Fortes, coordenador de oncologia do HRBA, que destacou a importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer para ações preventivas na sociedade. Também ressaltou que o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as possibilidades de cura, principalmente nas crianças.
Todas as ações foram coordenadas pela equipe de enfermagem da oncologia e envolveu aproximadamente 100 pessoas entre profissionais e colaboração voluntária de pacientes e acompanhantes na doação de brindes, ovos de chocolate e na decoração do espaço.
Para a enfermeira Janete Aguiar, coordenadora de enferm
agem da oncologia do HRBA, a programação com as crianças foi surpreendente e cheia de muitas emoções. “Foi um momento muito especial por proporcionar as crianças alegria e diversão, também foi bonito ver o envolvimento de toda equipe da oncologia pelas crianças. Esse trabalho faz parte do atendimento mais humanizado que o Hospital Regional busca oferecer aos seus usuários”, destacou a enfermeira.
No dia 08, a equipe desenvolveu palestras sobre câncer para os usuários em espera na recepção do setor de oncologia do HRBA, como forma de alertar os acompanhantes e familiares.
           
Para a direção do Hospital Regional de Santarém, essas ações têm fundamental papel social junto à comunidade, pois de lá saem grandes exemplos de superação e também informações preventivas contra os diversos tipos de câncer existentes. Para Hebert Moreschi, diretor geral do Hospital Regional, é preciso investir continuamente em ações como essa pois mesmo com uma estrutura e atendimento de excelência, o paciente se sente acolhido e seguro, passa a aceitar mais facilmente o tratamento e desta forma tem uma recuperação mais rápida, finalizou o diretor.


Próxima atividade
No dia 24 de abril, sexta-feira, a comunidade quilombola de Tiningú, na região do planalto santareno, receberá a caravana do Hospital Regional. Diversas ações serão oferecidas aos comunitários do Tiningú e das demais localidades circunvizinhas. Serão ofertadas consultas médicas com os profissionais especialistas do HRBA e residentes médicos. Exames, orientações nutricionais, palestras preventivas ao câncer e uma extensa programação lúdica para as crianças da comunidade.