sábado, 13 de novembro de 2010

Hospital Regional recebe visita do Ministério da Saúde e do INCA para Credenciamento e Habilitação em Alta Complexidade do Serviço de Oncologia


Técnicos do Ministério da Saúde e INCA na visita ao Parque
Radioterápico do Hospital Regional - Dr. Waldemar Penna.
O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral da Média e Alta Complexidade – CGMAC e do Instituto Nacional do Câncer – INCA, realizaram visita técnica ao Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saude, no último dia 19 de outubro, para discutir o credenciamento e a habilitação do Serviço de Oncologia do HRBA como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON. 
Consultoras do Ministério da Saúde,
Dr. Walter Sinunbú e Dr. João Batista
- Diretor Técnico do HRBA
Estiveram presentes nesta vistoria, a Consultora Técnica da CGMAC, Elisangela Pedrosa Moreira Ribeiro, a Consultora Técnica do INCA, Rejane Soares, Dr. Hernann Augusto Fernandez e Dr. Antônio Carlos Castelo Branco, ambos da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA (Belém), além dos Gestores locais da SESPA, Coordenação da Central de Regulação de Santarém, Diretores do Hospital Regional e Coordenação do Serviço de Oncologia do HRBA.
Consultoras do INCA e
        Diretores do HRBA
O HRBA possui todos os requisitos, bem como estrutura física a assistência radioterápica para referenciar formalmente os pacientes que necessitarem desta modalidade terapêutica. A equipe de consultores e técnicos avaliou nesta primeira visita técnica as atividades de cirurgias oncológicas e os atendimentos na oncologia clínica, quimioterapia e radioterapia. Para completar os atendimentos oncólogicos do HRBA, resta apenas o Serviço de Braquiterapia. Contudo, o Ministério da Saúde só poderá autorizar o início deste serviço, após esta visita de avaliação, que ocorre após os seis primeiros meses de funcionamento das atividades de Radioterapia.
As UNACON(s) são unidades hospitalares que possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes. 
Equipe percorrendo o HRBA
A partir de agora, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará já pode ser credenciado como UNACON e poderá contar com recursos federais dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde para a manutenção do seu Complexo Oncológico. 
Para que isso aconteça resta apenas que sejam seguidos os trâmites administrativos junto ao Ministério da Saúde que ocorrerá nos próximos meses. Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, essa avaliação foi mais um passo importante no desenvolvimento e melhorias dos serviços ofertados pelo HRBA aos seus usuários. 
Gestores do HRBA
“A visita técnica realizada pelas representantes do Ministério da Saúde e INCA é um sonho antigo que perseguíamos e que agora tornou-se realidade. Demos um passo importantíssimo para a Saúde do Oeste do Pará. O resultado foi altamente favorável. O depoimento das auditoras deixou toda a equipe muito feliz, pois elas não esperavam encontrar um Serviço com o nível de qualidade que prestamos. Reunimos todas as condições para o Credenciamento e Habilitação de nosso Complexo Oncológico junto ao Ministério da Saúde. Hoje, o Hospital Regional do Baixo Amazonas não é mais apenas uma referência em nossa região, cada vez mais ele passa a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional de saúde e quem mais ganha com isso é a População do Oeste do Pará”, afirma Hebert.



Fonte: ASCOM HRBA.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Crianças do Hospital Regional ganham dia de Alegria, Sorrisos e Brincadeiras

Grupo de Humanização do HRBA no Dia das Crianças

Momentos de muita alegria, músicas, brincadeiras, diversão e sorrisos foram compartilhados com a garotada em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna no Dia das Crianças, 12 de outubro. Jovens voluntários da ULBRA, convidadas pelo Grupo de Humanização do HRBA, foram as responsáveis pelo maravilhoso dia.
"Palhacinhas" na UTI-Pediátrica
do Hospital Regional
Antes do “tratamento com altas doses de amor e carinho”, as “Palhacinhas” iniciaram a preparação das perucas, capricharam nas roupas ilustradas e as pinturas na face. Sorrisos foram estampados em cada rostinho ao perceberem a surpresa, a ornamentação feita nos corredores e os balões multicoloridos amarrados nas pontinhas dos dedos da criançada.
O Grupo de Humanização fez a primeira parada na UTI Pediátrica, onde os pequenos pacientes ainda não falam. Mas, se comunicavam através da felicidade dos olhares que se encheram de brilho após a presença da inusitada visita. Na Clínica Pediátrica, as “Palhacinhas” fizeram a “Sessão de Alegroterapia” com contos infantis.
A Humanização da Assistência é uma característica marcante do HRBA. Atividades simples realizadas com dedicação, amor e carinho deixam o ambiente hospitalar mais receptivo e agradável. As crianças acabam interagindo com maior facilidade com os profissionais de saúde, o que também contribui de forma significativa para o processo de recuperação e leva qualidade e segurança a todos os usuários do Hospital Regional do Baixo Amazonas.





  Fonte: ASCOM HRBA