terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Organização de Procura de Órgãos do HRBA firma parceria com a UFOPA

Com o objetivo de exercer atividades relacionadas ao processo de identificação, manutenção de possíveis doadores de órgãos e tecidos, além de buscar soluções para fragilidades do processo, construção de parcerias, desenvolvimento de atividade e a capacitação para identificação e efetivação da doação, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, que é administrado pela parceria Pró-Saúde e Governo do Estado, realizou no mês de janeiro sua primeira atividade extramuros HRBA na cidade de Juruti, região oeste do Pará.

A ação de descentralização das políticas públicas de incentivo ao processo de doação de órgãos e tecidos para fins de transplante foi realizada graças à parceria entre o HRBA e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/Pedagogia), sob coordenação da professora Lucineide Pinheiro. No total 80 professores, entre graduados e graduandos das mais de 50 escolas de ensino fundamental e médio, participarão da capacitação promovida pela Organização de Procura de Órgão Tapajós (OPO) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zenilda de Sousa Guimarães.

De acordo com o enfermeiro da OPO Tapajós, Renê Pimentel, um viés da Organização é o trabalho de sensibilização sobre a importância da doação de órgão para continuidade da vida, trabalho realizado a partir de parcerias públicas ou privadas a serem realizadas na região Oeste do Pará e Médio Xingu, área de abrangência da OPO Tapajós. “A parceria obteve resultado positivo devido o interesse dos participantes em esclarecer dúvidas sobre o processo de doação. A adesão voluntária foi expressiva e firmamos o compromisso de divulgação e esclarecimento nas comunidades adjacentes de Juruti, onde cada professor atua”, declarou.

Em Santarém o trabalho da OPO Tapajós como organização independente é realizado há aproximadamente dois anos, antes com denominação de Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) que possuía a função de realizar a captação de órgãos e tecidos apenas no Hospital Regional. “Em fevereiro de 2012 a região teve a primeira captação de múltiplos órgãos por meio da CIHDOTT, um trabalho muito limitado e a partir de novembro de 2013, o estado contemplou a região com a constituição da Organização que está presente também na região de Carajás e duas OPO’s em Belém. Aqui já realizamos oito captações, sendo uma exclusiva de tecidos. Um dos principais obstáculos ainda é a falta de conhecimento da população sobre o tema”, informou a Diretora Técnica do HRBA, Lívia Correa.

O diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância da sensibilização quanto à doação para a realização de transplantes, serviço que deve ser iniciado em Santarém ainda neste ano.  “O HRBA caminha a passos largos para se tornar uma referência na realização de transplantes. Mas, não basta termos uma estrutura preparada e profissionais capacitados, sem que tenhamos doadores de órgãos. Não existe doação sem que haja a conscientização e a desmistificação da população quanto ao ato de doar. Só conseguiremos viabilizar a implantação dos transplantes no HRBA se houver o compromisso de nossa população, dividindo conosco este ato de amor que salva vidas. Portanto, essas parcerias, como a que fizemos com a UFOPA, são imprescindíveis para que a informação possa chegar a nossa população e que tenhamos mais doadores de órgãos, afinal temos milhares de pessoas aguardando em uma fila de espera e a opção pela doação de órgãos representa vida para todas elas”, finalizou Moreschi.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

HRBA se consolida como o primeiro Hospital de Ensino e Pesquisa no Interior da região Norte do País

Menos de um ano depois receber o título de Hospital de Ensino e Pesquisa, por meio da Portaria Interministerial nº 1.214 do ministério da Saúde e da Educação, no dia 30 de maio, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), administrado pela Pró-Saúde, se consolidou como um pólo de aperfeiçoamento profissional da área da saúde, recebendo, em média, 300 acadêmicos por mês das cinco maiores universidades de Santarém, além dos residentes médicos e multiprofissionais aprovados no processo seletivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O gerenciamento das rotinas administrativas do Hospital Ensino são de responsabilidade da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) que recepciona acadêmicos dos cursos de fisioterapia, enfermagem, psicologia, radiologia, medicina, farmácia, serviço social, educação física, pedagogia e administração. Possuem convênio com o HRBA as Instituições de Ensino superior (IES): Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Segundo a pedagoga da DEP, Claudiléia Pereira Galvão, a recepção e entrada dos acadêmicos no HRBA só acontece mediante a realização do processo de Integração. “A partir de segunda-feira nós teremos integração acadêmica nas universidades, onde levamos nossos palestrantes, que são colaboradores de alguns setores primordiais do hospital, e repassamos informações sobre as normas, diretrizes e rotinas. São informações bastante relevantes sobre o combate da infecção hospitalar, acidente com perfuro cortante, orientações sobre segurança no trabalho e também sobre a identificação para ingresso no hospital, todo aluno da graduação ou pessoas que queiram desenvolver projetos dentro do hospital, obrigatoriamente, tem que fazer a integração”, declarou.

Atividades
Na segunda-feira, 9 de fevereiro, o HRBA inicia o processo de recepção dos estudantes de ensino superior. Segundo o calendário estabelecido entre a DEP e as IES o processo de Interação Acadêmica iniciará às 14h30min nas Faculdades Integradas do Tapajós, com os acadêmicos de Enfermagem e Serviço Social daquela instituição de ensino. Na terça-feira (10/02), às 9h, a Integração Acadêmica acontece na Universidade do Estado do Pará para os cursos de Enfermagem, Educação Física e Medicina; na quinta-feira (12/02), às 14h, no Instituto Esperança de Ensino Superior, com os acadêmicos de Enfermagem, Radiologia, Administração, Farmácia, Psicologia e Pedagogia e no dia 9 de março, (segunda-feira), às 8h30min, na Universidade Federal do Oeste do Pará para os acadêmicos do curso de farmácia e Universidade Luterana do Brasil para os acadêmicos de Serviço Social.

Residências Médicas e Multiprofissionais

Para 2015 a UEPA disponibilizou 20 vagas de residência médica para as especialidades de: Anestesiologia (2), Cancerologia Clínica (2), Cancerologia Cirúrgica (2), Clínica Geral (4), Clínica Médica (6), Medicina da Família (2), Medicina Intensiva (2), que devem iniciar as atividades a partir de março. Ainda estão em andamento Residências Médicas em Cirurgia Geral (4), Medicina da Família (2) e Ortopedia e Traumatologia (2). A partir deste ano passam a fazer parte do cronograma as Residência Médicas nas áreas de Pediatria (2), Clínica Médica (6), Cirurgia Videolaparoscópica (2), Anestesiologia (2) e Cancerologia Clínica (2).

Para residência multiprofissional foram disponibilizadas para Santarém 14 vagas para a Residência em Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, distribuídas em quatro vagas para enfermagem, cinco vagas de fisioterapia, uma de terapia ocupacional, uma de psicologia, uma de serviço social e duas de farmácia.
Na sexta-feira, 6 de fevereiro, teve inicio o processo de avaliação dos trabalhos de conclusão da residência multiprofissional (Fisioterapia (2), Terapia Ocupacional, serviço social, enfermagem (5), Farmácia (3) e Psicologia). O professor da UEPA (Belém), Jorge Lopes Rodrigues Júnior, esteve em Santarém participando de uma das 14 bancas avaliadoras e aproveitou para realizar uma troca de conhecimentos sobre as novas técnicas de assistência para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Vou passar a minha experiência assistiva que é o principal objetivo da residência em Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia para que eles passem a ter conhecimento das técnicas assistenciais com material de baixo custo, como o uso de adaptações e órteses, para que possam melhor atender essa clientela que na sua grande maioria são vítimas de acidentes de trânsito”, declarou o professor.

Além das residências médicas e multiprofissionais e dos estágios, o HRBA também recepciona os acadêmicos que participam de projetos de extensão como o ABC Brincando no HRBA, Cantinho da Alegria e Escolarização Hospitalar que beneficia crianças internadas e residentes no HRBA. O Diretor Geral do Hospital, Hebert Moreschi, fala sobre a importância da presença dos acadêmicos e residentes. “Além de prestar assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas tem a missão de enfrentar um dos problema mais graves na saúde do interior do país, que é a escassez de profissionais. Por isso, hoje somos também uma referência na formação de profissionais em Saúde que atuarão em Santarém e na região oeste do Pará, levando qualidade e segurança na assistência a população.