quinta-feira, 6 de junho de 2013

HRBA recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Santarém

Equipe Multiprofissional do HRBA com o diretor do Asilo São Vicente de Paulo
No final do mês de maio o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), por meio do Projeto “HRBA na Terceira Idade. Nutrição é Vida!” , organizado pela Nutricionista Edilssa Carla, Coordenadora do Serviço de Nutrição do HRBA, recebeu da Câmara Municipal de Santarém uma MOÇÃO DE APLAUSOS pela realização do projeto que atendeu, aproximadamente, 30 idosos do Asilo São Vicente de Paulo.

O manifesto teve como autor o Vereador Marcílio Cabral (PMN) e entrou em votação no dia 27 de maio, sendo votado por unanimidade pelos 21 vereadores que compõem a estimada Casa de Leis. A ação do HRBA teve por objetivo promover a reeducação alimentar como forma de prevenir doenças relacionadas a alimentação e incentivar atividades que proporcionam qualidade de vida na terceira idade.

A Direção Geral do HRBA agradece ao Vereador Marcílio Cabral e a Câmara Municipal de Santarém pelo reconhecimento.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Hospital Regional de Santarém realiza “Semana da Saúde”

Colaboradores, Usuários e a Comunidade participaram da Semana da Saúde do HRBA


Com a proposta de alertar os colaboradores, usuários e a sociedade sobre a importância da prevenção em Saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, por meio do SESMT, CIPA, CIHDOTT, DEP e Residência Multiprofissional, realizou no período de 27 a 29 de maio a Semana da Saúde, evento que movimentou a equipe multiprofissional do HRBA na realização de uma programação diversificada e dinâmica com direito a palestras educativas, preventivas e motivacionais, além da realização de verificação de pressão arterial, teste de glicemia e orientações nutricionais para Colaboradores, Usuários e a Comunidade em geral que puderam prestigiar a ação de integração e interação do HRBA.

Programação teve início com Ginastica Laboral
O evento teve sua abertura no dia 27, às 8h30, no saguão principal do HRBA e reuniu um grande número de colaboradores dos mais diversos setores para a Ginastica Laboral. “Nós já estamos aqui com os Acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física trabalhando a ginástica laboral duas vezes na semana. Ela funciona como um momento de interação entre os colaboradores e também de estimulação para que todos possam ter o prazer ao procurar uma atividade que não seja só aqui, embora nós sabemos que alguns tenham apenas este momento para praticar alguma atividade física”. Falou a Fisioterapeuta Sabina Carvalho que supervisiona os Acadêmicos da UEPA durante as atividades.

Ação conseguiu atingir um grande público
Segundo a Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Ana Paula Vasconcelos, é necessário trabalhar a saúde do trabalhador de maneira preventiva com programações que despertem o interesse e a participação de todos. “O objetivo é promover a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores. Para isso, nós temos uma vasta programação e um ciclo de palestras amplo sobre estresse, sexualidade, álcool, drogas e tabagismo. Está é uma programação que contempla não só os colaboradores, mas também os usuários e a própria comunidade”, complementou a Presidente que coordenou o evento.

Acadêmicos de Medicina da UEPA deram orientações sobre saúde
O Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional (DEP), Luiz Fernando Gouveia, explicou que por se tratar de um hospital de ensino a parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) contribui para a execução de atividades que beneficiem os usuários do HRBA, por meio de palestras nas recepções sobre câncer e outras doenças. Além da programação interna, o Hospital também realizou outras programações. “Essa é uma semana de conscientização para que nós possamos alertar a todos para os cuidados com a saúde e a programação também acontece em três escolas onde temos palestras de prevenção à dengue. Como estamos em período de chuvas, todo cuidado deve ser dado a isso também” enfatizou o Diretor sem deixar de mencionar a importante colaboração da Divisa e Centro de Controle de Zoonoses ( CCZ).

SESMT, CIPA, CIHDOTT, DEP e Residência Multiprofissional
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, elogiou a iniciativa de todos os serviços envolvidos na atividade. “ Estou muito feliz com esse projeto. O HRBA é um hospital de média e alta complexidade. Mas, nós sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho. Afinal, quanto mais informada for a população, mais saudável ela é! Também é importante ressaltar a parceria com as escolas, pois o aluno recebe a informação e a leva para sua família, disseminando a cultura dos bons hábitos em saúde. Parabéns à Comissão Organizadora e a todos os profissionais que participaram da “Semana da Saúde”. Os resultados foram excelentes!”, concluiu Hebert.