terça-feira, 19 de maio de 2015

Projeto sobre higiene bucal realiza atendimentos odontológicos, orientações e palestra



O paciente hospitalizado, frequentemente, apresenta saúde debilitada, demandando cuidados especiais. Sua recuperação está diretamente relacionada à atuação de uma equipe multiprofissional capaz de atendê-lo de forma integral, respeitando suas especificidades.
Lavar as mãos e esterilizar materiais utilizados pelos pacientes são alguns procedimentos adotados para combater a infecção hospitalar, mas um dos principais cuidados para se evitar a transmissão de micro-organismos nesses ambientes parece ser esquecido pelos hospitais: a higienização da boca. Na cavidade bucal existem mais de 300 espécies bacterianas responsáveis por patologias bucais.
Para combater isso, foi realizada, no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), uma palestra sobre higiene bucal. Foi repassado ao público como essa higienização deve ser realizada nos pacientes. Posteriormente, foi feito, na clínica pediátrica, em cada um dos quartos, orientação de escovação dentária para os pacientes que estiveram internados e, também, foram realizados atendimentos odontológicos com os pacientes moradores da clínica pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, onde aconteceu, nos leitos, a limpeza bucal.
Todas as atividades foram ministradas pela cirurgiã dentista Daiany Coêlho, nos dias 18 e 19 de maio. O objetivo é repetir essa ação a cada seis meses.
Fotos: J. Silva