quinta-feira, 28 de junho de 2012

Hospital Regional de Santarém recebe Certificação “Selo Verde”


Na última semana, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, recebeu em Belém, do Instituto MAIS a Certificação “Selo Verde” para hospitais pró-sustentáveis. Estiveram representando o HRBA, a Enfermeira Sheila Oliveira, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a Diretora de Enfermagem, Daniella Mengon Mota.
O evento foi alusivo ao Dia Mundial de Controle de Infecção Hospitalar, comemorado no dia 15 de maio, e teve como tema “Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico: A Segurança do Paciente em suas Mãos”. Foi realizado pela Divisão de Controle de Infecção Hospitalar da SESPA, representado pela Dra. Graça Guerreiro, onde estiveram presentes representantes de todos os Hospitais Públicos e Privados do Estado do Pará.
A Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniella Mengon Mota, apresentou os projetos de sustentabilidade em implantação e execução  no Hospital Regional de Santarém, elaborados pela Equipe de Enfermagem e que vem obtendo bom resultados. Dentre todos os projetos foram destacados: Reciclagem do Óleo de Cozinha, Reaproveitamento de “Garrafas Pet”, Energia Consciente, Substituição de Copos Descartáveis por Copos Personalizados, Reaproveitamento da Água da Osmose Reversa da Hemodiálise na CME e o Projeto Hospital Livre de Mercúrio.
Na oportunidade foram sorteados entre os participantes do evento, brindes produzidos com embalagens recicladas da Central de Material e Esterilização, Canecas Personalizadas, Bloco de Notas com Papel Reciclado, Camisas, Canetas, Folders e o Jornal da Enfermagem do HRBA “Enfermagem em Foco”.
A Diretora de Enfermagem ficou feliz com a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos pela Enfermagem do HRBA, “É muito bom saber que estamos atendendo ao paciente através de inovações tecnológicas, com práticas de esterilização seguras, e ao mesmo tempo contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Agradeço a oportunidade de compartilhar nossas experiências de sucesso!”
Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, o Selo Verde vem comprovar o compromisso que o HRBA tem com a segurança e qualidade de vida, não só dos seus pacientes, usuários e colaboradores, mas, de toda a comunidade. “Estou orgulhoso de nossa equipe. Temos conseguido excelentes resultados no HRBA e esse evento foi a oportunidade de apresentar às entidades e profissionais da saúde do Pará os trabalhos que temos desenvolvido. Nosso principal objetivo é fazer com que os conceitos de sustentabilidade sejam absorvidos internamente pelos nossos profissionais e que eles sejam agentes transformadores, levando esses conceitos para suas famílias, bairros e sociedade em geral. Acreditamos que dessa forma teremos profissionais de saúde melhores e mais que isso, teremos cidadãos melhores e comprometidos com a qualidade de vida de nossas futuras gerações ”, conclui Hebert.

Nenhum comentário: