terça-feira, 26 de junho de 2012

Transplantes: Visita técnica deixa Hospital Regional de Santarém próximo da Habilitação para realizar primeiro transplante renal da Região Oeste do Pará


Após receber a visita dos representantes da Central de Transplantes do Pará e da Coordenação da Equipe Hepato de Transplantes Renais do Brasil, no último dia 21 de junho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, ficou mais perto da habilitação para realizar transplantes renais em Santarém. O feito inédito está previsto para o segundo semestre deste ano.
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi e o Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings , receberam o Dr. André Luis Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará e o Dr. Tércio Gensine, Coordenador da Equipe Hepato, para levantamento da documentação necessária para a habilitação do HRBA junto a Central Nacional de Transplantes.
Na oportunidade, uma reunião com toda equipe do Hospital Regional, que estará envolvida nos futuros transplantes, foi realizada com presença do Dr. Emanuel Espósito, Coordenador do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HRBA, Dra. Terezinha Leão, Coordenadora da Agência Transfusional do HRBA, Dr. Marcos Fortes Coordenador Serviço de Oncologia do HRBA, Dr. Antônio Carlos, Coordenador da UTI Adulto, Dr. Evandro Azevedo, Cirurgião Torácico e Dra. Ivaneida Pantoja, Nefrologista, além de enfermeiros, técnicos e outros componentes da equipe multidisciplinar.
Após a reunião, a equipe foi visitar as instalações do Centro Cirúrgico, Agência Transfusional, UTI(s) e Hemodiálise e verificaram todas as condições técnicas para realização dos transplantes.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a visita representa um grande passo para continuidade no processo de habilitação do Hospital Regional como um centro de transplantes renais. “O Hospital Regional de Santarém caminha a passos largos para a ampliação dos seus serviços de alta complexidade. A implantação dos transplantes, começando pelos renais, significa para os nossos pacientes que dependem da hemodiálise a possibilidade de uma melhor qualidade de vida. Além disso, a interiorização da alta complexidade traz saúde de qualidade e resolutiva para a nossa região, que antes eram concentradas apenas em grandes centros. Dessa forma, o HRBA coloca Santarém como uma referência nacional em Saúde”, conclui Hebert.

Nenhum comentário: