sábado, 30 de junho de 2012

Hospital Regional de Santarém foi destaque na Formatura da Primeira Turma de Medicina do Oeste do Pará


Na noite da última quinta-feira, 28, Santarém viveu um momento histórico para a saúde da região. A Universidade do Estado do Pará formou a primeira turma de Medicina do Oeste do Estado. O curso foi implantado em 2006, e a cada seis meses serão efetivados na residência médica através da parceria entre a UEPA e o Hospital Regional de Santarém, referência em alta e média complexidade.
A solenidade histórica foi presidida pelo Governador do Pará e patrono do campus da Uepa em Santarém, Simão Jatene, e pela reitora Dra. Marília Xavier. Fazendo parte das autoridades à mesa estavam presentes, o santareno e Vice-governador, Helenilson Pontes, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, os Deputados Estaduais, Alexandre Von e Nélio Aguiar, médicos e professores do curso de medicina. O governador Simão Jatene, principal incentivador do projeto do curso de medicina em Santarém, proposto ainda durante o seu primeiro mandato, foi também o representante dos primeiros médicos formados no interior do Estado, em uma cerimônia solene.
Gisele recebendo diploma das mãos do Governador
Nesta primeira turma, 16 acadêmicos concluíram o curso e escreveram seu nome na universidade e história de Santarém. É o caso da santarena, Gisele Lobato, que realizou seu sonho de ser médica e de poder permanecer na sua terra natal. “Hoje temos tudo que precisamos na nossa cidade, uma excelente universidade, um grande hospital escola, que é o Hospital Regional para nossas aulas práticas e agora residência após o curso, e nossos professores médicos que são fantásticos”, destaca Gisele.
Dr. Fábio Tossi e Dr. Alberto Tolentino
Para o professor e urologista do HRBA, Dr. Alberto Tolentino, o Hospital Regional é essencial para a formação de novos médicos. “Temos um grande déficit no número de médicos em toda nossa região. A UEPA, com o curso de medicina e o Hospital Regional, como hospital escola e formador de novos especialistas com a residência médica, são fundamentais para o desenvolvimento da Saúde Pública no Oeste do Estado”, afirma Tolentino.
Marília Xavier - Reitora da UEPA
O curso de Medicina da UEPA em Santarém, além de preparar o graduando em todas as etapas da formação, oferece também a residência médica, que permite a aplicação do conhecimento obtido ao longo da vida acadêmica na rotina diária de um hospital. Em Santarém, a primeira turma teve a oportunidade de viver o dia a dia dos profissionais de saúde pública durante a residência no Hospital Regional, que recebe não só a demanda local como também dos demais municípios do Baixo Amazonas. “A carência de profissionais da saúde no interior é mais evidente. A UEPA conseguiu colocar em prática este projeto de formação e residência na área de Medicina, interiorizando o conhecimento nesta região, onde depois eles poderão atuar”, ressalta a reitora da UEPA Marília Xavier.
Governador Simão Jatene entregando diploma
O desenvolvimento embasado pelo conhecimento acadêmico foi a proposta do Governo do Estado há seis anos. O governador Simão Jatene considera que o desafio de levar um curso de Medicina para o interior do estado foi superado. “As pessoas que acreditaram e se esforçaram para fazer parte desta realidade hoje compõem o primeiro grupo de médicos formados em Santarém. O resultado só foi possível porque é em Santarém que está o hospital de média e alta complexidade. Com a excelente estrutura do Hospital Regional de Santarém, os profissionais saem daqui para realizarem atendimentos em outros municípios, por exemplo, em Breves, na Ilha do Marajó. Agora, independente de seus locais de origem, quem vier formará aqui e aqui ficará”, destacou o Governador.
O governador Simão Jatene também anunciou que a partir do segundo semestre a UTI do Hospital Regional de Santarém passará por reformas, ampliando o atendimento de medicina intensiva para a população do Baixo Amazonas. Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, o compromisso assumido entre o Governo do Estado, SESPA e Pró-Saúde para melhorar a saúde pública na região vem se transformando em ações concretas com grandes avanços. “ Estamos vivendo um momento histórico para a saúde de nossa região. O Hospital Regional está em franca ascensão e ampliação dos seus serviços de alta complexidade. Aliado a isso, ele cumpre a sua missão de ser um hospital formador de profissionais para atuarem nos municípios do Oeste do Pará. Um dos maiores desafios que temos é a interiorização médica. Formamos médicos aqui e oferecer a residência médica é uma importante estratégia para fixarmos e disponibilizarmos esses profissionais para as cidades mais distantes. Fico muito feliz por podermos participar e contribuir com esse processo, já que o HRBA exerce papel fundamental para a viabilização desse importante projeto para nossa população”, conclui Hebert.

Texto: Assessoria de Comunicação HRBA com informações de Agência Pará
Fotos: MaGma Comunicação e Agência Pará




Nenhum comentário: