quinta-feira, 8 de março de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza aula inaugural da Residência Médica



Com o auditório lotado por acadêmicos, médicos e profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, em Santarém, foi realizada ontem (06), a primeira aula de residência médica da Região Oeste do Estado do Pará. O evento foi registrado pela imprensa local para divulgar o sucesso da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Pró-Saúde e Universidade do Estado do Pará.
Estiveram presentes na aula inaugural o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, o Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Emanuel Silva, os Supervisores da Residência em Cirurgia Geral da UEPA, Dr. Marcos Fortes e  Dr. Alberto Tolentino, o Supervisor da Residência em Ortopedia, Dr. Paulo Pires, o Preceptor da Residência de Saúde da Família, Dr. Frederico Galante Neves a Dra. Ilmara Souza, Coordenadora do Internato da UEPA, Campus Santarém.
A primeira turma de residência médica deve contar com sete profissionais médicos. Os futuros especialistas serão distribuídos nos Cursos de Ortopedia, Saúde da Família e Cirurgia Geral. A especialização, pioneira na região, faz parte do projeto de interiorização médica do Governo do Estado, aumentando o número de profissionais disponíveis e melhorando cada vez mais a qualidade da saúde oferecida à população.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a residência é um avanço muito importante para mais de 1 milhão de habitantes dos 19 municípios da Região. “Esse ano tem sido de muito crescimento para o Hospital Regional de Santarém. Obtivemos o Certificado de Hospital Acreditado, realizamos nossa primeira captação de órgãos e agora iniciamos o nosso Programa de Residência Médica. O HRBA foi construído e inaugurado pelo Governo do Estado com duas missões importantíssimas que é de levar assistência de média e alta complexidade à População do Oeste do Pará e ser um centro formador de profissionais em Saúde. Hoje contamos com mais de 100 estagiários complementando seu aprendizado em nossas dependências, inclusive alunos de medicina. A implantação da Residência Médica é um marco histórico para nossa região, pois um dos principais problemas que temos é a falta de profissionais médicos especialistas e a dificuldade de trazer esses profissionais de outros centros do país. Muitos municípios vizinhos à Santarém não contam com profissionais médicos especialistas, o que acaba sobrecarregando os serviços de saúde daqui. Os profissionais especialistas formados no HRBA poderão atuar nesses municípios, o que representará um enorme avanço na resolutividade dos Serviços de Saúde e a melhoria da qualidade de vida da nossa População. Estamos muito felizes com essa grande conquista”, afirma Hebert.





Um comentário:

Aguinaldo disse...

Parabéns a todos por mais esse avanço na saúde dessa região tão importânte e ao mesmo tento tão carente de alguns serviços. Este entendo como um importante passo para o desenvolvimento da saúde na região. Sucesso
Aguinaldo Corrêa