RAI-FRAN na Campanha do Rim - São Francisco com a faixa da campanha |
Estimativas do ano de 2011 revelam que cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras de alguma doença renal crônica e a maioria não tem conhecimento da doença. Com base no crescente número de pacientes renais e em comemoração ao Dia Mundial do Rim, dia 08 de março, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, iniciou na última quinta-feira, 1° de março, uma campanha denominada “Rins em defesa da vida!”. A campanha visa a conscientização da população sobre a importância de ser um doador de rim e os cuidados preventivos com as doenças renais.
São Raimundo entrando em campo |
A abertura da campanha foi feita durante o maior clássico de futebol do Oeste do Estado do Pará, São Raimundo x São Francisco. Os dois times abraçaram a campanha e entraram em campo carregando duas faixas que chamavam a atenção de suas torcidas para a preocupação com os cuidados dos rins. A faixa levada pelo São Raimundo trazia a mensagem “A doação de órgãos salva vidas”. Já o São Francisco alertou a nação franciscana com a mensagem “Eu cuido dos meus rins, e você?”. A iniciativa dos clubes santarenos foi destaque na imprensa futebolística local e regional, sendo divulgada para todo Estado.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a campanha é fundamental para o sucesso dos transplantes renais que acontecerão em Santarém, a partir do segundo semestre deste ano. “Realizamos recentemente nossa primeira captação de órgãos do Oeste do Pará, graças a uma família, que mesmo num momento de dor, teve uma atitude em prol da vida e fez a doação. O objetivo da campanha é esclarecer sobre o quanto é importante o ato de doar e o que isso pode representar na vida de outras pessoas que aguardam na fila para transplantes. É um projeto do Governo do Estado, através da SESPA, e estamos trabalhando para a realização de transplantes no segundo semestre desse ano no HRBA, começando pelo transplante renal. O transplante será uma alternativa para os pacientes que hoje dependem da hemodiálise. Outro aspecto importante de nossa campanha é a questão da prevenção. A demanda por serviços de hemodiálise cresce a cada dia. Apesar dos investimentos públicos que estão sendo feitos nessa área, os bons hábitos de saúde ainda são a melhor forma de não ficarmos dependentes de uma máquina ou entrarmos na fila de transplantes. Quero agradecer ao São Francisco e ao São Raimundo por abraçarem essa causa tão nobre!”, conclui Hebert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário