terça-feira, 6 de março de 2012

Campanha para Doação de Órgãos e Prevenção às Doenças Renais do Hospital Regional ilumina Museu em Santarém



Na noite do último domingo (04), os profissionais do Serviço de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) do Hospital Regional realizaram mais uma etapa da Campanha “Rins em defesa da vida!”, que visa a conscientização da população para a importância de ser um doador de órgãos e sobre a prevenção das doenças renais. Desta vez a iniciativa foi chamar a atenção da população através da iluminação do Museu João Fona, na Orla de Santarém.
Através de uma parceria com a empresa Tomas Som, especializada em som e iluminação de grandes eventos, o Hospital Regional iluminou a fachada do Museu com as cores amarelo, azul e vermelho, que fazem parte da campanha nacional em comemoração ao Dia Mundial do Rim, e também foi incluída a cor rosa, em referência ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no dia 08 de março. O objetivo é despertar a população de uma maneira diferente. Faixas foram fixadas nas colunas do Museu e os profissionais do HRBA repassaram informações e fizeram esclarecimentos para aqueles que passavam pelo local.
Para o Hospital Regional, o crescente número de pessoas portadoras de doenças renais na região é preocupante, e tem como principais causas a diabetes, hipertensão arterial e nefrite. O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, entende que o momento é propício para um alerta à população sobre as causas das doenças renais e também para a importância de ser doador. “Em nosso hospital, aproximadamente 80% dos pacientes que necessitam de hemodiálise tem em seu histórico a hipertensão ou diabetes, e em alguns casos, as duas combinadas. O investimento na informação, nos bons hábitos alimentares e na prática de atividades físicas é a forma ideal de lidarmos com o problema, pois a prevenção é sempre o melhor caminho. Mas, para aqueles que já estão com a doença, o transplante renal é a alternativa para uma melhor qualidade de vida. E o transplante renal só é viável se a nossa população estiver consciente do quanto é importante a doação de órgãos. Uma única doação pode representar uma esperança de vida para muitas pessoas!”, afirma Hebert.
Na próxima quinta-feira (08), as atividades continuarão com uma ação de prevenção e divulgação no mercado público da região, o Mercadão 2000, em Santarém. Serão realizadas diversas atividades, dentre elas, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de material informativo.



Um comentário:

Naninho disse...

Facebook anuncia opção de doação de órgãos no perfil da rede social: http://www.naninho.blog.br/saude/transplantes/facebook-anuncia-opcao-doacao-orgaos-perfil-rede-social.html