quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hospital Regional comemora dia da Enfermagem e dois anos de Gestão Pró-Saúde


O dia 12 de maio foi muito especial para o Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna. Além do Dia da Enfermagem, também comemorou-se os dois anos de Gestão da Pró-Saúde.
Como atividades para celebrar a data festiva, a Direção de Enfermagem organizou a Semana de Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar. Participaram da mesa de abertura o Diretor Geral do HRBA - Hebert Moreschi, Diretora de Enfermagem - Daniela Mota, Diretor Técnico - Dr. João Batista e a Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Dra. Mariana Quiroga. A programação de abertura contou com a presença de aproximadamente 50 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos, que assistiram a  vídeos sobre o exercício profissional, apresentação da Comissão de Ética de Enfermagem e palestra sobre o tema: “ Ética Profissional em Enfermagem”, proferida pela Delegada do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Adalgisa Lima.
Para a Enfermeira Silvia Somera, profissional especializada em Nefrologia e com experiência em outros centros de saúde na região sudeste do país, o Hospital Regional de Santarém proporciona excelentes condições de trabalho e capacitação para os profissionais de enfermagem exercerem suas atividades com qualidade. “Santarém tem um hospital de alta e média complexidade e de grande porte, que é muito melhor que muitos Hospitais do Sudeste, por atender com qualidade e atenção a todos os usuários. É um dos melhores hospitais do Sistema Único de Saúde. Os profissionais são diferenciados, qualificados e  humanizados”, destaca Silvia.
A Ética Profissional em Enfermagem, tema da primeira palestra foi o bastante debatido pela Enfermeira Adalgisa Lima, por ser um tema fundamental para o exercício da profissão. “Além de saber a medida certa de um medicamento prescrito pelo médico e da assistência aos pacientes, nós enfermeiros precisamos ter a melhor conduta humana e valores éticos, respeitando as escalas de valores. Temos que tratar o paciente com nós gostaríamos que fossemos tratados”, enfatiza a Delegada do COREN.
A Diretora de Enfermagem, Daniela Mota, destaca essa programação por ser a primeira Semana de Enfermagem do HRBA. “É uma conquista de toda Equipe de Enfermagem, além de ser uma oportunidade de aprendizado por envolver temas como ética, qualidade na assistência e o controle da infecção hospitalar. Estamos vivenciando um processo diário de melhoria  em nossos processos, que traz segurança e qualidade a assistência ao usuário e seus familiares”, finaliza a Diretora.
A programação continua até sexta-feira (15) com atividades culturais, vídeos e palestras sobre Qualidade em Enfermagem e Higienização das Mãos, proferidas por profissionais especializados do Hospital Regional.

Gestão
A Pró-Saúde assumiu a Gestão do Hospital Regional de Santarém no dia 12 de maio de 2008. Na oportunidade menos de 20% dos serviços planejados para o HRBA estavam em funcionamento. Com a parceria e apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA e do Governo do Estado do Pará, a Pró-Saúde proporciona hoje para a Região Oeste Paraense atendimentos de alta e média complexidade, como serviços de Hemodiálise, Oncologia, Hemodinâmica, Radiologia, Análises Clínicas, UTI’s Neonatal, Pediátrica e Adulto, além de Centro Cirúrgico bem estruturado e Ambulatório de Especialidades. Em 2008, o número de atendimentos realizados foi 160.000, evoluindo significativamente em 2009, atingindo 412.000. Em 2010 estão previstos a disponibilização de mais serviços tais como: Radioterapia, Obstetrícia de Alto Risco, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica e Cirurgia Cardíaca.
Além da assistência resolutiva, o atendimento humanizado é uma marca registrada da Gestão Pró-Saúde, que traz segurança e qualidade à saúde de toda a População do Baixo Amazonas.

2 comentários:

Unknown disse...

Este é um povo que verdadeiramente faz juz a suas respectivas profisões, um povo leal, de compromisso com o cidadão paraense, que respeita a sociedade como um todo, e cumpre com as diretrizes do SUS,que é prestar atendimento de qualidade em sua totalidade, fiz parte dessa equipe e me orgulho muito pois de um certa forma contribui com a cantinuidade do sucesso dessa instituição. EnfªNalvay Lima da Silva

Anônimo disse...

Sempre alegre e simpática, essa é a marca da Enf. Daniella, desejo muito sucesso.