segunda-feira, 10 de maio de 2010

Hospital Regional: Parceria marca ação conjunta histórica para a saúde da mulher santarena


 “Estamos vivendo um dia histórico para a saúde da mulher santarena!” afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde.
Na última sexta e sábado, 07 e 08, uma parceria envolvendo o HRBA, Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA, Secretaria Estadual de Saúde - SESPA, Projeto Saúde e Alegria, Universidade do Estado do Pará – UEPA, Liga Acadêmica de Oncologia do Pará – LAOPA, Serviços Privados de Saúde, Laboratórios Farmacêuticos e Igrejas realizaram uma ação em comemoração ao Dia das Mães com atendimentos de saúde voltados para a prevenção de câncer oral, de mama, colo uterino e de pele.
Através da união dos projetos, o “Hora de Cuidar das Mães”, idealizado pelo Serviço de Oncologia do HRBA e “Cuidando das Mães da Cidade da Gente” promovido pela Prefeitura de Santarém, através da (SEMSA), mulheres de todas as idades tiveram a oportunidade de fazer consultas médicas, exames laboratoriais, participar de palestras educativas, ações culturais, lúdicas, religiosas e acesso à farmácia básica à bordo do Navio-Hospital Abaré, no Terminal Fluvial Turístico de Santarém.
Hebert Moreschi explica que este é um evento inédito que nasceu dentro do Serviço de Oncologia do HRBA, mas que tomou uma dimensão maior que a esperada depois que as outras entidades aceitaram a parceria. “Pela primeira vez entidades do Estado, Município, iniciativa privada e profissionais voluntários unem-se num projeto tão grandioso em prol da saúde de nossa população. Estamos abrindo as portas do Hospital Regional e levando nossos profissionais até à comunidade. Isso significa acesso rápido, resolutividade e melhoria da qualidade de vida das mulheres santarenas.
O Diretor Geral ressalta que o HRBA é uma instituição que trabalha a alta complexidade, no entanto, optar por desenvolver essas parcerias contribui de forma significativa na prevenção e, consequentemente, evita a sobrecarga no Serviço de Oncologia. “A partir do momento que a população tem acesso a esses serviços mais cedo, é possível detectar os problemas e solucioná-los com mais facilidade e agilidade para que não se chegue  a uma situação mais grave”, conclui Hebert.
A dona de casa Maria Regina Duarte da Silva, 30, está grávida de seis meses e com os atendimentos do projeto terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do bebê. “Essa iniciativa agiliza o nosso acesso ao médico. O atendimento aqui é ótimo”, finalizou.
O Médico e Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, garante que o projeto além de facilitar o acesso das mulheres aos atendimentos, ajuda a combater os casos de câncer do município e diagnosticar os já existentes. “Esses dias serão especiais para toda a Sociedade. Todas as entidades públicas de saúde e a iniciativa privada trabalham de maneira voluntária na prevenção do câncer. É um grande presente de Dia das Mães para a Comunidade, em especial para as Mães de Santarém”, conclui.
O projeto garante o acesso a atendimentos médicos, de enfermagem, exames especializados como Mamografia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada,  Dermatoscopia, PCCU, exames laboratoriais e Acupuntura. Além do atendimento assistencial também são desenvolvidas  ações de humanização com os “Doutores da Alegria”, “Abraço Grátis”, “Dia da Beleza” (com corte de cabelo, maquiagem, pedicure e manicure) e atividades religiosas com as Igrejas.  Também são disponibilizadas atividades educativas com palestras focadas na prevenção realizadas pelos Acadêmicos do Curso de Medicina da UEPA.
Com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde, através da Central de Regulação, os usuários assistidos que tiverem patologias detectadas e que necessitarem de atendimento especializado vão ter encaminhamentos para o Hospital Regional.

Comunidades

O Diretor Geral explica que com o sucesso do Projeto, o Hospital Regional do Baixo Amazonas e a Secretaria Municipal de Saúde já programam para o final do mês de maio e início de junho ações em Alter do Chão e uma Comunidade Quilombola da Região. “O objetivo agora é ampliar, levar o Projeto a outras Comunidades e propiciar assistência especializada e de qualidade a locais com maior dificuldade de acesso” afirma Hebert.

Nenhum comentário: