segunda-feira, 10 de maio de 2010

Programação Especial emociona “Mães do Hospital Regional”


 Na última quinta-feira (06), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna realizou uma programação especial para comemorar o Dia das Mães. O momento surpreendeu a todos com a reação emocionada de homens e mulheres, usuários e colaboradores.
Mães internadas, acompanhantes e colaboradoras do Hospital Regional receberam lembranças (lenços bordados e cartões) ao som da música “Como é Grande Meu Amor por Você” (Roberto Carlos). O coral afinado de voz e violão era composto por alunos, profissionais da ULBRA e membros do Grupo de Humanização do HRBA, coordenados pelo Pastor Maximiliano.
Para a Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização e Psicóloga Hospitalar, Gabriela Fortes, a programação ganhou um significado mais forte com o acompanhamento musical. “A intenção da musicoterapia é fazer com que o paciente se reporte a momentos de alegria que ele vivenciou e então sair daquele momento de enfermidade para um resgate emocional dessa vivencia, e assim contribuir com uma possível melhora no estado de saúde”, explica a psicóloga.
A programação foi realizada nas Enfermarias das Clínicas Pediátrica, Médica e Cirúrgica, UTI’s, Centro Cirúrgico, Hemodiálise, Quimioterapia, Ambulatório e demais setores do HRBA para homenagear além das mães pacientes, também as mães colaboradoras. Os homens também participaram e com uma sensibilidade impressionante alguns pacientes fizeram a Direção e o GTH do Hospital Regional se emocionarem com gestos e palavras.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi a programação do Dia das Mães foi especial. “Tivemos um dia muito especial no Hospital Regional. O momento da internação e de tratamento é sempre muito complexo, pois retira a pessoa do seu cotidiano e da proximidade de sua família. Muitas pessoas estavam com suas mães ou esposas internadas e tiveram a oportunidade de demonstrar todo o seu carinho. No Hospital Regional os usuários são percebidos como um ser humano completo que tem necessidades físicas e psicológicas, que precisam ser observadas com muita atenção. A Humanização torna o ambiente hospitalar mais acolhedor e a relação entre profissional de saúde e usuário mais próxima, contribuindo para a melhoria da assistência e resultado do tratamento. A Humanização é uma prioridade e marca forte da Gestão da Pró-Saúde”, destaca Hebert.

Nenhum comentário: