segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Colaboradores do HRBA com ensino superior passam por qualificação


Após os gestores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), passarem por duas semanas de treinamentos focados no desenvolvimento profissional, em maio, chegou a vez dos profissionais na unidade que possuem diploma de ensino superior participarem do programa de aperfeiçoamento. Ao longo desta semana, quatro módulos foram ministrados: Foco em Resultados; Negociação; Organização e Planejamento; e Tomada de Decisão.

A enfermeira do setor de Radioterapia, Hatalvany Gimenes, participou do treinamento e aprovou o conteúdo recebido. “O treinamento permitiu organizar melhor as ideias. No dia a dia, a gente se preocupa muito em atender ao usuário e acaba perdendo a organização. Mas aprendemos que é possível otimizar as demandas, resolvendo os problemas em menor tempo”, diz.

Esse treinamento teve origem no mapeamento de competência dos diplomados do hospital. O setor de Recursos Humanos fez a classificação e cada gestor identificou em suas equipes quem precisaria de aporte de conhecimento para melhorar ainda mais os resultados. “Sem querer exagerar, se você faz um carro errado, pode fazer um recall, se fizer um café amargo, pode adoçar, mas se não tratar bem um paciente, pode-se ter um resultado irreversível. Então, as pessoas que trabalham com isso precisam estar extremamente qualificadas. Até a própria missão do hospital reforça isso, que é trabalhar com excelência em alta e média complexidades. E o trabalho é incrível, transformam doentes em pessoas saudáveis”, explica o consultor Ocimar Melloni, responsável pelo treinamento.

A coordenadora de Recursos Humanos (RH), Auricléia Castro, fala que é importante realizar a avaliação sistemática para poder rever as estratégias e métodos de trabalho, minimizando, assim, as ocorrências de falhas e melhorando as práticas. “Os colaboradores precisam receber informações sobre como estão fazendo o seu trabalho para poderem melhorar. A avaliação por competências é fundamental para avaliar o processo de desenvolvimento do colaborador”, afirma.

O consultor Melloni diz que ficou “muito orgulho e satisfeito. Eu conheço muitos hospitais e tem dois que eu me encantei de ver, a limpeza, a organização e, principalmente, a vontade que as pessoas têm de aprender, de ir além. Um deles, no Brasil, é esse aqui. Eu fiquei muito feliz. Foi gratificante participar desse processo”, revela.

Hospital
O HRBA foi premiado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) por ter o segundo melhor projeto de gestão hospitalar do Brasil. O hospital já havia ficado em primeiro lugar em 2014. Em maio, a revista Exame publicou em seu site a lista com os dez hospitais públicos de excelência no Brasil, incluindo o HRBA na relação. A unidade é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará. Pública e gratuita, pertencente ao Governo do Pará e é administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).



Nenhum comentário: