sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Hospital Regional de Santarém participa de ação social no Livramento


Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), participaram da primeira etapa de 2016 do projeto “Viva a Vida”, promovido pelo Sistema Tapajós de Comunicação (STC). A ação aconteceu nesta sexta-feira, 5/8, na Escola Maria de Lourdes, no bairro Livramento. O HRBA ofereceu 120 atendimentos em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Nutrição, além de oferecer consultas médicas.

Para o autônomo Arlindo Pedroso, de 37 anos, a atuação do hospital perto da comunidade faz com que a população carente tenha acesso mais fácil à saúde. “Essa é uma ação de responsabilidade social com a comunidade. Eu acho muito bom e torço para que continue, porque é muito importante conseguir atendimento gratuito e de qualidade”. Pedroso recebeu atendimento médico e de terapia ocupacional.

O HRBA levou o projeto “Pisada Certa” para orientar a população sobre os riscos de usar calçados inadequados. “É importante o hospital levar serviços para a comunidade que, geralmente, são oferecidos internamente. O projeto funciona como um trabalho preventivo da fisioterapia, que vai trazer benefícios lá na frente. Quem entende, hoje, o que é pisada certa, no futuro não vai ter prejuízos na sua locomoção ou com lesões articulares, porque já sabe os riscos e qual o tipo certo para a sua pisada”, explica o coordenador do serviço de Fisioterapia do HRBA, Jonas Rocha.
O médico Alberto Tolentino elogiou a atitude do STC e reafirmou a importância de o HRBA estar inserido em parcerias como esta, que beneficiam a população que mais precisa. “Temos que reconhecer a importância que esses projetos têm para a comunidade. E já faz parte da cultura do hospital sempre estar disposto a atender as necessidades da população, com ações extramuros”.

Viva a Vida
O “Viva a Vida” é um projeto social realizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação (STC) desde 2003. Mais de 130 mil pessoas já foram beneficiadas. O HRBA é parceiro do projeto, sempre colocando profissionais à disposição da população. No dia 1/9, mais 80 atendimentos médicos, 20 de Fisioterapia, 20 de Terapia Ocupacional e 20 de Nutrição serão realizados na comunidade Irurama, na Região do Eixo Forte.

Hospital
O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.  Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).








Nenhum comentário: