quinta-feira, 1 de julho de 2010

Governo do Estado entrega máquinas de Hemodiálise ao Hospital Municipal de Santarém


 No último dia 21 de junho, O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), fez a entrega de cinco novas máquinas de Hemodiálise para a Prefeitura de Santarém complementar os atendimentos no Hospital Municipal. A Prefeita Maria do Carmo Martins Lima, acompanhada do Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rocha, do Coordenador do setor de Hemodiálise do HMS, Dr. Rodrigo Rodrigues, do Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa e do Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hebert Moreschi, visitaram os pacientes e verificaram o perfeito funcionamento das máquinas.
Para a Prefeita Maria do Carmo, a parceria com o Governo do Estado só tem a beneficiar muito mais a população da região. “A chegada desses novos equipamentos, fruto da grande parceria que Santarém tem com o Governo Estado, significa a modernização e a normalização dos atendimentos. Nós percebemos que estas cinco máquinas são de tecnologia inovadora e isso trás mais conforto e segurança para os nossos pacientes”, destaca a prefeita.
O Hospital Municipal de Santarém atende hoje 51 pacientes na hemodiálise. Dr. Rodrigo Rodrigues explica que antes da chagada das novas máquinas o HMS estava tendo dificuldades para a realização dos atendimentos. “Com a chegada das novas máquinas estaremos com nosso funcionamento normalizado e podendo dar uma assistência de qualidade aos nossos pacientes”, enfatiza o médico.

Ampliação
Com a chegada dos equipamentos de Hemodiálise e a normalização dos atendimentos no HMS, o Diretor Geral do Hospital Regional diz que não será mais necessária a inclusão do quarto turno de Hemodiálise no HRBA, como estava previsto antes da chegada das máquinas. “A parceira entre Governo do Estado, Município de Santarém, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, Representantes dos Renais Crônicos e Hospital Regional foi fundamental para uma ação imediata. Agora estamos trabalhando numa segunda etapa para melhorar o atendimento aos renais crônicos, que é a ampliação deste serviço no Hospital Regional. O projeto já está em andamento e em breve teremos condições de resolver definitivamente o problema de Hemodiálise na Região”, destaca Hebert.
A Prefeita Maria do Carmo diz que todos os esforços agora serão para que em médio prazo o Hospital Regional possa começar a realizar transplantes renais. “Uma das soluções para reduzir a fila de pacientes renais é a ativação do serviço de transplantes no HRBA. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Santarém vão dar todo apoio ao Hospital Regional para que possamos obter mais essa conquista para nossa população”, afirma Maria.

Nenhum comentário: