quinta-feira, 1 de julho de 2010

Hospital Regional de Santarém: Rumo à Acreditação



O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, Santarém (PA), administrado pela Pró-Saúde, vive um momento de preparação para receber a certificação de Acreditação Hospitalar, pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. No próximo dia 04 de julho, o HRBA contará com uma equipe de auditores da Sede da Pró-Saúde que avaliar os andamentos dos trabalhos e o estágio em que cada área se encontra para que todos os requisitos da Acreditação estejam cumpridos. E em outubro, os auditores da ONA farão a vistoria das instalações e dos processos de assistência e gestão do Hospital Regional, verificando a conformidade na documentação das instruções de trabalho e outros requisitos do Manual de Acreditação.
Acreditação é um processo que as organizações de saúde utilizam para avaliar a qualidade dos serviços prestados, estimulando a identificação antecipada dos riscos possíveis durante o atendimento de um paciente e incentivando a melhoria contínua dos processos internos, com o objetivo de evitar que esses riscos se tornem realidade. A Acreditação se traduz em práticas de Gestão e de Assistência mais transparentes e seguras, já que envolvem a verificação diária de atividades e serviços em comparação a padrões de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, através da ONA.
O Certificado de Acreditação - ONA é conferido por uma agência independente e idônea que avaliará o HRBA com base em um Manual de Acreditação que vale para todos os hospitais do Brasil. Apesar do nosso país possuir mais de 6.000 hospitais, ainda são poucos que detém essa certificação e a conclusão é de apenas os melhores optam pela Acreditação como ferramenta importante para o atendimento aos pacientes e a segurança dos trabalhadores da área de saúde.
Para fazer parte desta seleta lista de “Hospitais Acreditados”, o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, em parceria com a Assessoria da Qualidade, está realizando auditorias internas nos setores, a fim de auxiliar no desenvolvimento das ações e buscar oportunidades de melhoria. “O Hospital Regional do Baixo Amazonas já possui o reconhecimento de seus usuários em relação à qualidade e segurança de sua assistência. Mas, obtermos o título de Hospital Acreditado será uma grande honra para a nossa instituição e motivo de orgulho para toda Região Oeste do Pará, e para tanto, o comprometimento de toda nossa equipe será fundamental”, afirma Hebert.

Nenhum comentário: