terça-feira, 21 de junho de 2016

Serviço de Radioterapia do HRBA completa seis anos de funcionamento


O serviço de Radioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) começou a funcionar no dia 4 de junho de 2010, atendendo, desde então, mais de 1500 pessoas. O número de sessões passa de 105 mil. Somente em 2015, mais de 27 mil sessões foram realizadas. Atualmente, 60 pessoas estão em tratamento de radioterapia no hospital.

Uma das pessoas que tiveram a vida transformada pelo serviço do HRBA é a paciente Edinéia de Sousa, de 53 anos. Ela lutou contra o câncer de mama por sete anos. Passou por duas cirurgias, quimio e radioterapia. Hoje está curada, em fase de acompanhamento. “Antigamente eu tinha que sair daqui para conseguir atendimento, longe família. Ia para Belém, mas não conseguia realizar radioterapia. Fui para Teresina, mas uma única sessão custava R$ 3 mil. Cheguei a ir para São Paulo para conseguir ser atendida. Depois desse serviço aqui no hospital, ficou tudo melhor. O hospital é lindo, limpo e todo mundo atende com um sorriso no rosto. E isso faz muito bem para o tratamento”, conta, emocionada, Edinéia.

O vereador Valdomiro Pinto, de Monte Alegre, realiza tratamento de câncer de próstata na unidade. Em outubro de 2015 ele foi diagnosticado com a doença. Já em novembro, passou pela primeira das três cirurgias que foram realizadas no hospital. Agora, ele faz sessões de radioterapia. “Eu estou tendo essa felicidade de ter um hospital aqui em Santarém com todos esses equipamentos, médicos especialistas, salvando vidas de muitas pessoas. Os funcionários tratam a gente com tanto carinho que a gente já se sente curado só em ser bem tratado”.

O serviço de radioterapia complementa um dos principais tratamentos contra o câncer.  “Aqui em Santarém, com a instalação desse serviço, as pessoas tiveram mais chance de obter a cura, quando diagnosticadas. Deixaram de ir para outros estados, outros centros, tendo que deixar sua família, o que psicologicamente abala, além do alto custo, também, já que muitas pessoas não têm condição. Muitos pacientes evoluíam a óbito porque não tinham tratamento”, conta a responsável técnica pelo serviço de Radioterapia do HRBA, radioterapeuta Izabel Campos.

Atualmente 60 pessoas estão em tratamento de radioterapia no hospital, que possui quase 1100 pacientes oncológicos. São pacientes que não se restringem ao Oeste do estado. Várias pessoas de outros estados, como Amapá e Roraima, buscam tratamento no HRBA. Além da qualidade, o pouco tempo de espera para início do tratamento chama a atenção. “Para começar a radioterapia, o paciente demora, em média, três semanas. Em outros centros, a demora é bem maior. O nosso atendimento é rápido, considerado totalmente fora do padrão nacional, que é de três a seis meses. Aqui o nosso paciente não aguarda nem um mês para iniciar o tratamento. E, se for de urgência, entre em até uma semana”, explica Izabel.

Unacon
O Hospital Regional de Santarém é uma Unidade de Alta Complexidade (Unacon) para o tratamento oncológico, que se baseia em três pontos principais: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “Nós oferecemos um serviço de excelência. A radioterapia é um serviço que consegue atender não só a uma grande quantidade de pacientes, mas também ser bastante efetivo, inclusive, para cânceres que variam desde pele até tumores que são muito mais difíceis de tratamento. É uma honra completar seis anos de um serviço de excelência como é o nosso”, diz o coordenador do serviço de oncologia do HRBA, cirurgião Marcos Fortes.

O diretor geral, Hebert Moreschi, reforça a importância do hospital para mudar o quadro da saúde no interior do estado. “É importante o fato de esses pacientes poderem ser assistidos em Santarém, com resolutividade, segurança e qualidade. O HRBA é uma referência no tratamento oncológico para o Norte do Brasil, recebendo pacientes referenciados de outros estados. Hoje, a comemoração se dá pelo fato de que, há seis anos, pacientes necessitavam viajar para outros centros para fazer tratamento radioterápico, e hoje eles podem receber aqui mesmo, próximo de seus lares”.

Hospital
O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital Regional de Santarém é referência no Norte do Brasil para o tratamento oncológico e ainda para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.




Nenhum comentário: