terça-feira, 21 de junho de 2016

Enfermeiros do HRBA fazem curso para uso de cateter em pacientes de longa permanência


Os enfermeiros do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) que atuam nas unidades de terapia intensiva (UTI) e na clínica pediátrica participaram, no final de maio, de um curso de cateter central de inserção periférica (CCIP) - do inglês peripherally inserted central cateter (PICC) .

O cateter central de inserção periférica é indicado para pacientes em tratamentos por tempo prolongado. O procedimento, realizado desde 2010 no HRBA, exige que os enfermeiros tenham a habilitação necessária. “Isso gera maior conforto e segurança para o paciente, já que há diminuição comprovada das infecções hospitalares após a aplicação desses cateteres”, conta a diretora de Enfermagem, Daniella Mengon.

A qualificação é incentivada pelo HRBA, por meio de programa de capacitação específico. “É uma iniciativa para capacitar os enfermeiros do hospital que fazem uso da aplicação do cateter central de inserção periférica, que é uma técnica de inovação para os pacientes em que são necessárias medicações a longo prazo ou pacientes que tenham longa permanência no hospital”, explica a diretora Daniella Mengon.

Hospital
O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).O Hospital Regional de Santarém é referência no Norte do Brasil para o tratamento oncológico e ainda para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.



Nenhum comentário: