quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza II WorkShop voltado para a “Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde”.


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou na primeira semana de Novembro seu II WorkShop voltado para a “Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde” de Santarém. O evento teve por objetivo promover a capacitação continuada dos profissionais de Saúde que integram os municípios do Oeste Paraense, orientando-os para um efetivo controle das infecções em serviços de Saúde e contou com a parceria da 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) e a Divisão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (DCIH-SESPA).

O evento, que é o primeiro realizado abordando o controle da infecção hospitalar, teve como tema: “Traçando Diretrizes para o Controle da Infecção Hospitalar”. Segundo a médica infectologista e Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, (SCIH) Drª Mariana Quiroga, o WorkShop promove mais que a capacitação dos profissionais da saúde. “O WorkShop de hoje apoia a causa da SESPA no Controle de Infecção Hospitalar no Oeste do Pará. Santarém é um dos poucos municípios que contam com uma comissão de controle. Isso faz parte da garantia de segurança no atendimento do paciente. O HRBA está colaborando com as comissões de saúde do interior e foram convocados todos os municípios do Oeste Paraense. Vamos tentar compartilhar toda a nossa experiência como controladores de infecção e passar as normativas”, declarou a coordenadora do SCIH do HRBA.

Atualmente, a infecção hospitalar também conhecida como Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) é um frequente e grave problema que os hospitais em todo o mundo enfrentam em seu dia a dia, e contribuem para o aumento da morbidade, letalidade, do tempo de internação e dos custos hospitalares. “Nós estamos contribuindo com a formação destes profissionais que trabalham com o controle da infecção hospitalar em todo o Oeste do Pará. Vamos repassar as experiências e conhecimentos para que possamos melhorar a atuação destes profissionais que trabalham nos hospitais aqui do Oeste do Pará. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, quando atua de forma correta,  contribui tanto para a segurança do paciente quanto para a redução de custos com a assistência”, falou a supervisora do SCIH, Enfermeira Sheila Oliveira.

No Hospital Regional do Baixo Amazonas, o SCIH realiza o trabalho de controle e prevenção das infecções hospitalares, visando garantir a segurança dos pacientes. Além disso, o HRBA tem a função de formar multiplicadores para a prática de uma assistência segura. “A Infecção Hospitalar é um problema e desafio mundial. Desde que os serviços de saúde existem é um tema a ser debatido diariamente. No HRBA primamos pela qualidade e segurança da assistência. Este WorkShop tem por finalidade difundir as tecnologias que nós geramos aqui no hospital para outras instituições de saúde. Afinal, o Hospital Regional do Baixo Amazonas tem o papel, além de dar assistência na saúde de média e alta complexidade, ser um hospital formador de profissionais, tecnologias e desenvolvimento em saúde na região”, finalizou o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.










Nenhum comentário: