terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência brasileira na III Conferência Latino Americana da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis realizada na Argentina


Nos dias 14 e 15 de novembro o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, participou da III Conferência Latino Americana da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, em Buenos Aires (Argentina). A Conferência, que foi organizada pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis e Rede Saúde sem Danos (Health Care Without Harm),  teve por objetivo oferecer apoio à iniciativas em todo mundo visando promover a Sustentabilidade e Saúde Ambiental  nos diversos serviços de assistência à Saúde em todo o planeta.

Entre os participantes estiveram profissionais da Saúde que integram Hospitais da Rede da cidades do México, Chile, Colômbia, Costa Rica, Argentina e Brasil. O Pará, Rio de Janeiro e São Paulo foram os únicos Estados a representar o Brasil no evento, pelo HRBA estiveram presentes a Presidente do Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Social , Daniella Mengon e Sheila Oliveira, Responsável Técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde(PGRSS)  que apresentaram ações implementadas no HRBA voltadas para a Sustentabilidade e Gerenciamento de Resíduos, coordenadas pelo Comitê e desenvolvidas pelos seus profissionais.

Durante os dois dias de evento foram debatidos temas importantes como: Experiências concretas de hospitais na América Latina para reduzir o impacto ambiental de suas atividades, especialmente focadas nos objetivos da Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis, Situação de crescimento e expansão dos Hospitais Verdes e Saudáveis Globais, Substituição e manuseio de produtos químicos perigosos no Setor da Saúde, Apresentação dos resultados da "Substituição e Gestão de Substâncias Químicas em Saúde" do projeto, que teve o apoio da Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM ) .

De acordo com a Responsável Técnica do PGRSS do HRBA, Enfermeira Sheila Oliveira, “o evento foi uma oportunidade importante para esclarecer os objetivos prioritários da Agenda Global da Rede, no HRBA o gerenciamento de resíduos foi implantado e implementado em conformidade com as legislações ambientais vigentes,  tendo como principal finalidade a  proteção dos colaboradores, da comunidade e preservação do meio ambiente”, informou Sheila Oliveira.

Segundo a Rede Global, podem ser considerados Hospitais Verdes e Saudáveis as Instituições de Saúde que se enquadram dentro dos objetivos destacados: Priorização da Saúde Ambiental; Substituição de Substâncias Perigosas por alternativas mais seguras; Redução, Tratamento e Destinação Segura de Resíduos; Redução do Consumo de Energia e Água; Favorecer o acesso aos alimentos produzidos localmente e de forma sustentável; Reduzir a Poluição por Produtos Farmacêuticos; Apoiar Projetos e Construções de Hospitais Verdes e Saudáveis; Comprar Produtos e Materiais mais Seguros e Sustentáveis.

A Presidente do Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Daniella Mengon, relata que “é muito importante levarmos o nosso conhecimento e as tecnologias que desenvolvemos aqui no HRBA e compartilhar nossas experiências com os outros hospitais de todo o planeta. Assim como, de trazermos para dentro da nossa organização os trabalhos realizados por outros hospitais que possuem similaridade de atividade. Dessa forma,  viabilizamos a implantação de novos projetos e fortalecemos as ações de sustentabilidade já praticadas no hospital com resultados bem relevantes na conscientização das pessoas e redução dos impactos ambientais”.

Para o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, o reconhecimento obtido dentro e fora do Brasil demostra o comprometimento do Governo do Estado, Pró-Saúde e os profissionais do HRBA com a assistência segura e sustentável.” Estou muito feliz e orgulhoso por mais um reconhecimento internacional. A parceria entre o Governo do Pará e Pró-Saúde tem como princípio fundamental levar assistência de média e alta complexidade para todo o Baixo Amazonas com responsabilidade, qualidade, segurança e comprometida com o meio-ambiente. A repercussão fora do Brasil do trabalho realizado mostra que estamos no caminho certo. Parabenizo o Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do HRBA e todos os nossos competentes profissionais pelos excelentes resultados obtidos. Com certeza, a maior beneficiada é toda a população do Oeste do Pará”, conclui Hebert.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao HRBA e à Daniela e Sheila pelos esforços e pelo justo reconhecimento que estão obtendo nesse importante trabalho!

Anônimo disse...

Parabéns ao HRBA e à Daniela e Sheila pelos esforços e pelo justo reconhecimento que estão obtendo nesse importante trabalho!

Anônimo disse...

Parabéns ao HRBA e à Daniela e Sheila pelos esforços e pelo justo reconhecimento que estão obtendo nesse importante trabalho!

Anônimo disse...

Parabéns ao HRBA e à Daniela e Sheila pelos esforços e pelo justo reconhecimento que estão obtendo nesse importante trabalho!