quarta-feira, 6 de abril de 2011

Hospital Regional leva informações sobre Oncologia à Comunidade em parceira com o Projeto Ação Saúde e Cidadania


No último dia 27 de março, o Bairro da Matinha, em Santarém (PA), foi escolhido para mais uma edição do Projeto Ação Saúde e Cidadania, desenvolvido por profissionais de diversas áreas que voluntariamente organizam e mobilizam órgãos e instituições ligadas à saúde, cidadania, beleza, diversão e informação.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará participou ativamente do Projeto com orientações sobre Prevenção ao Câncer e Consultas de Enfermagem. Os profissionais do HRBA distribuíram panfletos com informações sobre os tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia para a Comunidade. As orientações sobre o Serviço de Oncologia abordaram o conceito de cada tratamento, seus benefícios e possíveis efeitos, importância da descoberta da doença ainda no início e o acesso da comunidade aos serviços prestados pelo Hospital Regional.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, participar de atividades solidárias junto à Comunidade é investir na prevenção e mostrar o compromisso social que a Pró-Saúde e HRBA têm com a sociedade. “O Hospital Regional tem como objetivo principal levar assistência de média e alta complexidade a toda População do Oeste do Pará. Mas, a Pró-Saúde tem como grande valor institucional e acredita que a informação adequada sobre hábitos saudáveis é uma das melhores formas de se investir em Saúde. Uma Comunidade bem informada com certeza será uma Comunidade mais saudável”, afirma Hebert.
Os moradores da Matinha e bairros vizinhos também receberam dicas de Prevenção à Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, Testes de Glicemia e Verificação de Pressão Arterial, Dia da Beleza (atividades de manicure, pedicure, corte de cabelo, etc.), Emissão de Documentos e outras atividades. De acordo com a Coordenadora do Projeto Ação Saúde e Cidadania, Haila Ibanez, o principal objetivo é fazer com que a População conheça e tenha pleno acesso aos Programas de Saúde e passem a agir de forma preventiva. "Hoje estamos aqui com várias instituições ligadas à saúde em nosso município para que a População do Bairro da Matinha possa conhecer as atividades que cada órgão desenvolve, e principalmente, que essas ações sirvam de mecanismo de prevenção à diversas doenças. Além disso, que possam ter facilidades com a emissão de documentos.”
O Projeto Ação Saúde e Cidadania irá realizar outras atividades nos próximos meses em vários bairros de Santarém, levando informação e aproximando à população mais carente das instituições de saúde e cidadania.

Nenhum comentário: