segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Hospital Regional promove I Curso de Endoscopia Digestiva do Baixo Amazonas

Representantes na Cerimônia de Abertura
 do I Curso de Endoscopia Digestiva
do Baixo Amazonas
        Contando com profissionais responsáveis pelos serviços considerados referência nacional e internacional, o Hospital Regional do Baixo Amazonas promoveu nos dias 06, 07 e 08 de Outubro o I Curso de Endoscopia Digestiva do Baixo Amazonas.
Os médicos Luis Maruta (Hospital Universitário da USP - Universidade de São Paulo), Marcelo Averbach (Hospital Sírio Libanês), Ângelo Ferrari (Hospital Albert Einstein) e a Enfª Rejane Netto (Hospital Universitário da USP) foram os palestrantes convidados de outros Estados do Brasil, além do Dr. Eduardo Freire e Enfa. Daniella Mengon do HRBA.
Dr. Fábio Tozze que fez parte da
organização do curso no uso da palavra
durante composição de mesa
Durante a solenidade o Dr. Fábio Tozzi, um dos coordenadores do evento, ressaltou que além do Hospital Regional ser referência de média e alta complexidade, passa a se tornar um centro de formação de profissionais em saúde para a Região Oeste do Pará e coloca Santarém no cenário nacional médico-hospitalar.
Utilizando tecnologia de ponta, os palestrantes realizaram diversos procedimentos ao vivo na sala de endoscopia do HRBA que foram transmitidos para o auditório em que estavam os inscritos no curso. Mais de 80 participantes entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e acadêmicos, vindos de várias partes da região Oeste do Pará como, por exemplo, Óbidos e Belterra, prestigiam o curso divido nos módulos de Enfermagem e Medicina.
Dr. Marcelo Averbach,
Hospital Sírio Libanês
Segundo o Médico Endoscopista do HRBA, Eduardo Freire, somente no período de outubro de 2009 a setembro de 2010, o Hospital Regional atendeu mais de 1 mil pessoas de todo o oeste paraense que precisaram do exame de endoscopia digestiva, dentre os quais, 34 foram diagnosticados com câncer de estômago.
Atualmente no Brasil, o câncer de estômago é uma das doenças que mais acometem os maiores de 50 anos de idade. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), por meio de estudos, informa que a má alimentação é o principal fator para o surgimento de câncer no estômago. “Uma alimentação pobre em vitamina A e C, carnes e peixes, ou ainda com um alto consumo de nitrato, alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados no sal são fatores de risco para o aparecimento deste tipo de câncer”, revela a SOBED.
Entrega de Honraria ao Dr. Sérvio
 Fernandes homenageado do Curso
No dia 8 houve a entrega de honraria ao homenageado do Curso de Endoscopia Digestiva do Hospital Regional, o Dr. Sérvio Fernando. Na oportunidade ainda foi realizada a entrega do “Troféu Elogio Setembro” que mais uma vez foi passado às mãos do Coordenador da Oncologia do HRBA, Dr. Marcos Fortes e os Responsáveis Técnicos da Radioterapia, Dra. Isabel Campos e o Físico-Médico, Luis Carlos Albuquerque.
Entrega de Certificados do I Curso
de Endoscopia Digestiva do HRBA
O I Curso de Endoscopia Digestiva do Hospital Regional - Dr. Waldemar Penna, foi concluído com coquetel, entrega de certificados e musica ao vivo interpretada pelo musicista Junior Coelho, compositor de artistas famosos da região como Cristina Caetano e Nilson Chaves.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas já possui convênio com a UEPA – Universidade do Estado do Pará para a realização de estágio para os Cursos de Medicina e Enfermagem, e em breve desenvolverá novas parcerias para a formação e aprimoramento dos profissionais de saúde do Oeste do Pará.

Fonte: ASCOM HRBA







Nenhum comentário: