domingo, 11 de abril de 2010

Hospital Regional e UEPA marcam a história da medicina em Santarém


O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar (HRBA) Penna, através de sua Entidade Gestora, a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) formalizaram na tarde desta quinta-feira, 8, a parceria para estágio de estudantes dos Cursos de Medicina e Enfermagem da Instituição na Unidade de Saúde.

No total, 44 acadêmicos da UEPA terão a oportunidade de realizar seu primeiro estágio nas dependências do hospital. Essa parceria foi constituída por meio de um projeto idealizado pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), com o objetivo de oferecer à Sociedade Santarena e da Região, a oportunidade de formar profissionais em uma Universidade altamente capacitada e um hospital que é referência na saúde do Estado.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi afirma que esta é uma ótima oportunidade para os estudantes e também beneficia toda a região Oeste do Pará. “O Hospital Regional tem uma estrutura diferenciada da maioria das unidades de saúde do país, e ter a oportunidade de ser um celeiro formador de novos profissionais de medicina e enfermagem é muito importante. Além de ser referência em assistência de alta e média complexidade para toda a região, o hospital assume o caráter de uma entidade formadora. Ganha o Hospital, a UEPA os jovens e principalmente, a população, e isso é um motivo de honra e orgulho para a Pró-Saúde”, observa.

Os termos de compromisso foram entregues aos acadêmicos Jeane Suely Queiroz de Oliveira, de enfermagem, e Gualter Ferreira de Andrade Júnior, de medicina, que representaram os demais colegas. Na ocasião, Gualter agradeceu pela oportunidade. “Tenho certeza que esse estágio vai potencializar a formação de cada um de nós, obrigado”.

Os contratos têm validade de dois anos e os acadêmicos vão estagiar em todos os setores onde há a presença de profissionais médicos do hospital que são, ao mesmo tempo, professores da universidade, tais como: cirurgia geral, oncologia, clínica médica, entre outros.

A Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPA, Ilma Pastana, que na oportunidade representou a Reitoria da Universidade, afirma que essa é uma oportunidade de integrar ensino e serviço, uma das bases prioritárias dos Ministérios da Educação e Saúde. “Hoje não temos mais ambulatórios dentro da Universidade, e sim aproveitamos as Unidades da Rede que estão associadas ao Sitema Único de Saúde (SUS), que são os Hospitais Regionais e Unidades de Referência. E esse é o principal objetivo da Universidade, estar presente nos lugares onde se desenvolve os procedimentos de saúde. Eu fiquei muito feliz!”, concluiu.

Estiveram presentes na cerimônia o Coordenador de Enfermagem do Hospital Municipal, Anderson Cavalcante, o Coordenador da Central de Regulação do Município, Valter Sinimbu, membros do Corpo Diretivo do HRBA, o Coordenador do Campus, Professor Luiz Fernando Gouveia e os Coordenadores dos Cursos de Enfermagem e Medicina da UEPA.

Futuro

“Com essa parceria é possível efetivar um trabalho de crescimento junto ao curso de medicina. Esse é o primeiro passo, já pensamos em incorporar outros cursos nos diversos setores do hospital”, destacou o Coordenador do Campus, quando explicava que essa é uma grande oportunidade de aprendizado.

Durante a cerimônia falou-se deste momento histórico da medicina no interior do estado e nos benefícios a longo e médio prazo desta ação. De acordo com o Diretor Técnico do Hospital, Dr. João Batista, com a formação de profissionais regionalizados, aos poucos a população vai perceber a melhoria nos serviços oferecidos e a partir da formação da primeira turma, muito se pode avançar. “Nós estamos nos preparando para em 2012, depois da formação desta turma de medicina, termos formado as residências médicas aqui, para transformar o HRBA em um Hospital Universitário. Isso garante um avanço, assim poderemos solicitar junto ao Ministério da Saúde que transforme esta unidade em Centro de Referência de Especialidades como é hoje o Ofir Loyola em Belém”.

Nenhum comentário: