segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Secretários de Saúde discutem sobre Central de Regulação e acesso aos Serviços do Hospital Regional


Na tarde da última quarta-feira (03), no Encontro de Gestores da Macrorregião Norte, Secretários de Saúde e representantes dos 19 municípios da região, o coordenador da Central de Regulação, Walter Sinumbú, e o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, Sr. Hebert Moreschi, discutiram estratégias para a melhoria no fluxo de marcação de exames, consultas, internações e cirurgias feitas pela Central de Regulação para o Hospital Regional, Hospital Municipal e demais hospitais conveniados.
Hebert iniciou sua apresentação demonstrando a evolução dos atendimentos realizados nos últimos anos no HRBA, sob a gestão da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Moreschi fez um detalhamento dos serviços e especialidades do Hospital Regional e esclareceu dúvidas quanto a ativação da Radioterapia, Cirurgia Cardíaca e Obstetrícia de Alto Risco, que estarão em pleno funcionamento no decorrer do segundo semestre deste ano. Hebert mostrou que o HRBA já está com 35 especialidades e serviços de alta e média complexidade em funcionamento, representando 92% da capacidade instalada. Também ressaltou a evolução do Hospital Regional, saindo de 160.000 atendimentos em 2008 e chegando a marca de 410.000 em 2009, o que demonstra a maior abrangência do HRBA em toda a região do Baixo Amazonas.
Os diversos municípios do Oeste do Pará apontaram dificuldades no processo de agendamento através da Central de Regulação, hoje executado pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, em Santarém e, por conseqüência, do acesso aos serviços do HRBA.
Para solucionar o problema, o Colegiado dos Secretários apontou duas alternativas: a primeira, que deve ser implantada imediatamente, é estruturar uma equipe da Central dentro do Hospital Regional, para realizar agendamentos exclusivamente para os seus serviços. A Segunda medida sugerida é a absorção da Central de Regulação pelo Estado, através da SESPA.  Foi redigido um documento do encontro com essas sugestões e solicitações que será enviado para a SESPA Belém e o Colegiado de Secretários esperam a sua aprovação e implantação o quanto antes.
 Hebert Moreschi afirmou que um dos seus principais objetivos frente a gestão do Hospital Regional é o fortalecimento da parceria com os municípios da Região Oeste do Pará e que o HRBA está de portas abertas para discutir sobre sugestões, oportunidades de melhoria e fazer com que a população do Baixo Amazonas tenha acesso rápido e eficaz aos seus serviços.


  
  


Um comentário:

Unknown disse...

hola! Eu realmente gostei deste blog