terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Diretor Geral do HRBA e sua equipe realizam reunião com Conselho Municipal de Saúde de Santarém


Na manhã da úlitma quarta-feira (03), o Diretor Geral do Hospital Regional e parte de sua equipe de direção participaram de uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Saúde de Santarém. O objetivo da reunião era a apresentação do novo Diretor Geral, Sr. Hebert Moreschi e a discussão sobre as dificuldades de acesso aos serviços do HRBA, através da Central de Regulação Municipal. A reunião também serviu para estreitar os laços de colaboração entre o CMS, os Gestores da Saúde Municipais e do Hospital Regional.
Além do diretor geral, Hebert Moreschi, estiveram presentes o Diretor Técnico do HRBA, Dr. João Batista, a Diretora de Enfermagem, Daniela Cristina Mota e Renata Cavalcante, Diretora de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento. Do Hospital Regional, também fizeram parte deste importante encontro o Dr. Marcos Fortes, Coordenador do Serviço de Oncologia, e o Dr. Érick Jennings, Neurocirurgião. A Secretaria Municipal de Saúde esteve representada pelo Secretário José Antônio Rocha e pelo Coordenador da Central de Regulação, Dr. Walter Sinimbú.
Os conselheiros receberam com satisfação a presença do novo Diretor do Hospital Regional e expressaram muito otimismo e a expectativa de que alguns obstáculos sejam superados por Hebert durante sua gestão. As discussões foram feitas na busca de soluções para agilizar o fluxo nos agendamentos através da Central de Regulação. Dr. Walter Sinimbú falou sobre a oferta de vagas em toda rede de saúde de Santarém que fazem parte do Sistema Único de Saúde – SUS. O CMS solicitou ao Coordenador da Central que, em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública – SESPA, seja criado um Núcleo de Atendimento da Central de Regulação exclusivo para o Hospital Regional e que seja operacionalizado dentro de suas dependências, o que traria rapidez e facilidade de acesso ao usuário.
Dr. Sinimbú concordou com a idéia e se comprometeu em tomar providências para colocá-la em prática. Para Hebert Moreschi, a nova proposta é excelente para os gestores, reguladores e, principalmente, para os usuários. “Com um posto da Central de Regulação dentro do Hospital Regional poderemos melhorar a comunicação, a disponibilidade de vagas, marcação de exames, internações e cirurgias. O usuário poderá receber todas as informações sobre o seu tratamento no mesmo local e assim, ganhamos muito tempo. E tempo em saúde é fundamental!”, afirma Hebert.
Moreschi aproveitou a reunião para repassar informações sobre a ativação dos Serviços Radioterapia, Obstetrícia de Alto Risco e Cirurgia Cardíaca, que devem entram em funcionamento no segundo semestre deste ano. O Diretor Geral explicou que estes serviços aguardam a entrega de equipamentos e processos de liberação técnica junto aos órgãos competentes. Em função disso, não é possível precisar uma data exata para a ativação, pois são ações que não estão exclusivamente sob a gestão do HRBA. Especificamente no caso da Radioterapia existe um impasse com a empresa fornecedora dos equipamentos, que já deveriam ter sido entregues. O problema está sendo acompanhado de perto em Belém pelo físico-médico, Dr. Luis Albuquerque, responsável técnico pelo serviço, e também pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA.
Como representantes da população, todos os conselheiros foram convidados pelo Diretor Geral do Hospital Regional para acompanhar o processo de implantação desses serviços. E também contribuírem com críticas e sugestões para a melhoria contínua dos serviços do HRBA. Os conselheiros agradeceram a presença de Hebert e sua equipe. Elogiaram e valorizaram a sua postura e interesse de estabelecer uma parceria com o Conselho Municipal, para juntos buscarem alternativas que tragam segurança e qualidade à saúde da população santarena.
 
  
  
  
  
  
  
 

Nenhum comentário: