segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

HRBA é o único hospital a ter uma Agência Transfusional na região





O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna é o único Hospital da região a possuir uma Agência Transfusional para serviços de distribuição interna de hemocomponentes, como sangue, plaquetas, hemácias. A Agência tem a responsabilidade de realizar o trabalho de preparação das bolsas de hemocomponentes utilizadas em pacientes que necessitam de transfusão. Este trabalho segue um processo rigoroso, tudo para oferecer aos pacientes agilidade, qualidade e segurança.
A Agência Transfusional do HRBA conta com uma equipe multiprofissional especializada, sob a responsabilidade da Dra. Terezinha Leão, e composta ainda por uma Enfermeira de Hemovigilância, Cintya Patrícia Maia Duarte, uma Farmacêutica Bioquímica, Rose Grace Brito Marques, e quatro técnicos de laboratório. Todos possuem uma larga experiência em Hemoterapia.
Por mês, o Hospital Regional realiza mais de 200 transfusões. Em novembro, foram 258. Por se tratar de um Hospital de alta e média complexidade e por atender a mais de 19 municípios da região, o Hospital Regional tornou-se o maior consumidor de bolsas de hemocomponentes da região e a parceria com o Hemocentro de Santarém funciona de forma coordenada de modo a suprir a demanda.
Desde a inauguração da Agência Transfusional, em agosto de 2008, o Hospital Regional já realizou três campanhas de doação de sangue em parceria com o HEMOPA. Na última campanha que teve como tema “Ajude a estocar solidariedade – Doe Sangue”, em comemoração ao Dia do Doador Voluntário, mais de 300 bolsas de sangue foram coletadas. A Agência Transfusional enfatiza a importância da doação de sangue, pois uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar a vida de até três pacientes.
No ano de 2010, o Hospital Regional e a Pró-Saúde pretendem manter e aprimorar a parceira com a Fundação HEMOPA, para assim continuar oferecendo segurança aos pacientes de média e alta complexidade, atendendo às necessidades da população dos 19 municípios da região oeste do Pará.

 


Nenhum comentário: