sexta-feira, 27 de maio de 2016

Assistentes sociais palestram sobre direitos dos usuários de saúde


Oferecer uma assistência completa em saúde pressupõe compreender todos os aspectos dos pacientes, acompanhantes e familiares envolvidos no processo, incluindo e integrando a parte física, mental e social. E os assistentes sociais, dentro desse quadro, possuem a função de orientar e buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos dessas pessoas que precisam de atendimento. Quando se trata de pacientes crônicos e de longa permanência, como é o perfil dos usuários do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), a atuação dos assistentes sociais se torna imprescindível. Por isso, a unidade promoveu o 2º Simpósio dos assistentes sociais da saúde do HRBA, no  dia  19 de maio.

A coordenadora do Psicossocial do HRBA, psicóloga Gabriela Fortes, conta que a presença do assistente social é fundamental para atender aos anseios dos usuários e acompanhantes, principalmente quando estes se deparam com doenças crônicas. “O serviço social, hoje, se tornou fundamental dentro dos hospitais, porque as informações que são repassadas pelos profissionais, muitas vezes são totalmente desconhecidas pelos pacientes. O assistente social vai orientar e encaminhar esses usuários a buscarem os seus direitos, e isso vai facilitar e aumentar a qualidade de vida desse paciente, no momento de dor, de perda”.

O Hospital Regional de Santarém atende a uma população estimada em 1,1 milhão de habitantes. São pessoas de 20 municípios do Oeste do Pará com hábitos e culturas diferentes em busca de ajuda para os mais diversos problemas. “O usuário já chega fragilizado ao hospital. Muitos pacientes enfrentam viagens de dois, três dias de barco, enfrentam temporais. Eles chegam aqui muito fragilizados, precisando de atenção, de um olhar como um todo para os seus anseios. Não teria como o hospital existir se não tivesse um profissional do serviço social, que norteia os atendimentos, os acessos”, contextualiza a assistente social Sílvia Monte.

Simpósio
O 2º Simpósio dos Assistentes Sociais da Saúde do HRBA teve na programação seis palestras que trataram, principalmente, do papel do assistente social na garantia dos direitos dos usuários da saúde. “A ideia foi ampliar esse conhecimento e trocar experiências buscando beneficiar, no final de tudo, o usuário, porque o nosso foco é sempre no melhor para o usuário”, diz Gabriela Fortes.

O evento fez referência, também, ao Dia do Assistente Social, lembrado em 15 de maio. “É importante o hospital dar esse espaço, em alusão ao nosso dia, para fazermos o simpósio que permitiu coletivizar a informação e mostrar para a comunidade como é o nosso trabalho e como nós atuamos dentro dessa instituição de média e alta complexidade”, finaliza a assistente social Sílvia Monte.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA foi o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. No interior do Pará, é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade.



Nenhum comentário: