segunda-feira, 25 de maio de 2015

Hospital Regional de Santarém apresenta pesquisas em Congresso Latino Americano





O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - HRBA, pertencente ao Governo do Pará e administrado pela Pró-Saúde, único Hospital Ensino da região, participou do VII Congresso Latino Americano Caribe de Geriatria e Gerontologia - COMLAT – no mês passado em Belém. O evento é o maior das áreas de Geriatria e Gerontologia na América Latina e Caribe e o segundo maior evento regular do IAGG – International Association of Gerontology and Geriatrics.
O HRBA é referência em vários serviços de alta e média complexidade e vem se consolidando como Hospital Ensino, servindo como campo de prática para o ensino e a pesquisa. O HRBA por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) tem mediado a pesquisa científica e acadêmica no Oeste do Pará como forma de incentivar o desenvolvimento da região e proporcionar maior qualidade a pesquisa e ao ensino acadêmico.
Três trabalhos foram apresentados no VII COMLAT, entre eles, duas pesquisas foram realizadas no HRBA. Com o tema Gerontologia e título: “Análise da sensação de posicionamento cervical e de equilíbrio em idosos ativos e não ativos”, a pesquisa será apresentada pelo residente fisioterapeuta Francisco Lourenço Grandal Savino Barbosa - Residente Multiprofissional. O Segundo trabalho foi realizado por Delmas Luiz Freitas Rodrigues, Thalita de Andrade Almeida Moura, André dos Santos Cabral, Dr. Eros Dantas Alves Ferreira e Dr. Alan Alberto Maciel Soares, tendo como título “Correlação entre níveis de infiltração gordurosa de músculos cervicais e controle cervical de idosos”, este foi desenvolvido no HRBA, objetivando analisar a correlação entre índices de infiltração gordurosa de músculos cervicais com o desempenho em testes de reposicionamento articular cervical em idosos. E por fim, o terceiro trabalho também foi desenvolvido no HRBA, tem como título: “Achados radiológicos da coluna cervical de idosos assintomáticos”, de autoria de Delmas Luiz Freitas Rodrigues, André dos Santos Cabral, Dr. Alan Alberto Maciel Soares e Dr. Eros Dantas Alves Ferreira. Esta pesquisa objetivou investigar a presença de achados radiológicos na coluna cervical de uma população de idosos assintomáticos

VII Congresso Latino Americano Caribe de Geriatria e Gerontologia - COMLAT
É realizado a cada quatro anos e agora, em sua sétima edição, vem ganhando maior repercussão pela importância de cada vez mais discutir-se globalmente as questões sobre o envelhecimento. O VII COMLAT, no Brasil, será realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, que é a mais importante sociedade das especialidades no país, pela sua forte atuação e que tem um histórico de realização de dezenove Congressos Brasileiros.




Nenhum comentário: