quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Psicologia é essencial no ambiente hospitalar, destaca simpósio


O psicólogo tem importante função na recuperação plena dos pacientes. Tanto que o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou, na sexta-feira (28), o VIII Simpósio de Psicologia, com essa temática: ‘O Papel do Psicólogo no Contexto Hospitalar’. O encontro aconteceu como forma de compartilhar conhecimentos entre acadêmicos e profissionais, aproveitando a passagem do Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto. O simpósio contou com quatro palestras.
“Todo e qualquer paciente que apresenta um problema físico, também apresentará um desequilíbrio emocional. E é nesse momento que a psicologia adentra no ambiente hospitalar, equilibrando o possível desgaste emocional do paciente internado”, explica a coordenadora do setor psicossocial do HRBA, Gabriela Fortes.
Em casos de extensão do tratamento, o paciente precisará de um acompanhamento ainda mais minucioso. Segundo Gabriela, é nesse momento que ocorrem algumas perdas, como a identidade, o distanciamento da família, do trabalho ou escola. “Outros contextos podem estar interferindo na psique e no cognitivo do paciente. O profissional da área da psicologia intervém, não só na área psíquica, para minimizar as dores e melhorar o tratamento”, reforça.
Todas as palestras foram ministradas por psicólogas do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Samara Hosn abordou a questão da ‘Psico-Oncologia: Suporte Psicológico ao Paciente com Câncer’; Susiane Canuto ressaltou a ‘Atuação do Psicólogo na Unidade de Terapia Intensiva’; Luciana Sampaio enfatizou a importância de ‘Intervenções Grupais no Contexto Hospitalar’; e Christianne Silva trouxe como tema a ‘Atuação do Psicólogo na Assistência aos Pacientes Renais Crônicos em Hemodiálise’.






Nenhum comentário: