quinta-feira, 3 de julho de 2014

HRBA realiza sétima captação de múltiplos órgãos em Santarém




Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou em Santarém a sétima captação de múltiplos órgãos. Ação possível graças ao ato de solidariedade e amor da família de um paciente diagnosticado com morte encefálica na madrugada da última segunda-feira, 30 de junho, no Hospital Municipal de Santarém. O procedimento de captação de órgãos foi acompanhado pela equipe multiprofissional da Organização à Procura de Órgãos do HRBA (OPO) e da equipe médica da Central Nacional de Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO).

O procedimento levou aproximadamente duas horas e, a partir do ato voluntário da família, pelo menos oito pessoas poderão sair da lista de espera do Cadastro Nacional de Transplantes. “Apesar do sofrimento que a família vive, pois é uma perda, nós reconhecemos a importância desse ato de amor. Gostaríamos de pedir que outras famílias tomem essa decisão de ajudar o próximo”, afirmou Ena Rosa Simoa, prima do doador.

O diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância do gesto da família. “O importante é frisar para a população que não existe transplante de órgãos se não tivermos pessoas dispostas a doar. Nós temos uma lista imensa em todo o Brasil de pessoas que dependem desse ato de amor e de valorização da vida. Cada doação representa uma nova oportunidade de vida para várias pessoas”.

O primeiro procedimento de captação de órgãos aconteceu em 2012. Ainda esse ano, o HRBA poderá realizar transplantes renais. “Excelente notícia não só para Santarém. Mas, para toda região, principalmente para os pacientes renais crônicos e seus familiares. Após dois anos de muito trabalho, conseguimos a habilitação para transplantes junto ao Ministério da Saúde permitindo que nossos pacientes participem da lista nacional para receber transplante de órgãos, sem a necessidade de deslocamento até Belém para a realização de acompanhamento periódico. Ainda nesse mês de julho teremos o ambulatório pré-transplante funcionando no HRBA. É o segundo passo para a viabilização do Serviço de Transplantes no Hospital”, finalizou o Diretor.

Nenhum comentário: