sexta-feira, 5 de abril de 2013

Hospital Regional de Santarém e Grupamento Aéreo realizam “pouso teste” para construção de um heliponto



Com o objetivo de facilitar o resgate de pacientes oriundos de outros municípios e locais de difícil acesso, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESPA) e Grupamento Aéreo realizaram na tarde da última terça-feira, 2, um “pouso teste” da aeronave Guardião 5. O teste no heliponto atraiu a atenção de um grande público e marcou um novo tempo para a Saúde Pública da Região que poderá utilizar as dependências do HRBA para recepção de pacientes transportados por meio do serviço aeromédico.

O sargento do Corpo de Bombeiros do Pará, Cleison Martins, explicou que atualmente a equipe do resgate aéreo é composta por 16 integrantes, que por meio de revezamento, prestam um importante serviço a população. Ele explicou qual é a área de atuação do Grupamento aéreo. “O objetivo é prestar apoio a Segurança Pública como um todo, e também a Secretaria de Saúde, esse é um trabalho que já exercemos em Belém, Altamira, Marabá e agora aqui em Santarém”, explicou o sargento.

Além do militar que realiza a parte de salvamento, e resgate pelo Corpo de Bombeiros, a equipe também conta com policiais civis e militares. O Grupamento Aéreo é composto de piloto, co-piloto, mecânico, auxiliar de mecânico, dois tripulantes e apoio de solo. Em Santarém, este será o primeiro heliponto estruturado. “O heliponto ainda não está homologado. Mas, já serve como base para pouso por ser uma área segura para fazer o transbordo de material e pessoas. A Região Oeste possui municípios muito distantes e com resgate aéreo, o tempo resposta será bem menor e com o pouso no Hospital Regional será muito melhor”, enfatizou o militar.

Para a Secretária Adjunta da SESPA, Heloísa Guimarães, o apoio do Grupamento Aéreo demonstra comprometimento do Governo com a Saúde Pública do Oeste Paraense. “Nós estamos muito felizes de realizar esta iniciativa hoje, trazendo uma maneira segura e mais ágil de atendimento a População do Oeste do Pará. Essa é uma experiência vitoriosa na região metropolitana e este ano está sendo implantada aqui. Teremos não só o helicóptero. Daqui alguns meses disponibilizaremos um bimotor para atender os pacientes graves de urgência e emergência”, complementou.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou que este foi apenas um teste uma vez que, devido sua boa localização, o Hospital Regional poderá servir de base para acolhimento de pacientes vindos de outros municípios. “Nós construímos esta parceria com o Grupamento Aéreo para que tenhamos esta base aqui no Hospital Regional. Assim, o paciente que vier de outro município será resgatado, pousará aqui e encaminhado para assistência, conforme o seu perfil de atendimento. Fico muito feliz com os investimentos feitos e os avanços na Saúde Pública da nossa Região”, finalizou o Diretor.

Nenhum comentário: