terça-feira, 27 de agosto de 2013

Crianças em tratamento de câncer no HRBA recebem visita do Grupamento Aéreo Guardião 5

Na primeira quinzena do mês de agosto as crianças em tratamento de câncer e internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) receberam a visita dos militares do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), Aeronave Guardião 5. A visita ocorreu na área externa do Hospital Regional onde as crianças acompanharam, juntamente a equipe multiprofissional, a descida da aeronave que atua diretamente nas ações das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros no apoio à Segurança Pública e na Saúde com o Serviço Aeromédico.

A ideia de realizar a visita aos pacientes infantis do HRBA surgiu dos Comandantes do Guardião 5, coronel Mauro Tadeu e Major Márcio Bailosa e da Direção do HRBA, um momento de expectativa para as crianças. “É sempre  muito gratificante ver a alegria de volta no rosto destas crianças, que mesmo com tão pouca idade já necessitam lutar com força de gigante pela sua saúde”, declarou o Coronel Mauro Tadeu.


Após a descida do helicóptero e da visita do Guardião 5, as crianças Elida, Luan, Janaina, Lara, João Pedro e Ana Beatriz retornaram para os leitos da Oncológica Pediátrica com muitas histórias para contarem. “Toda vez que temos uma ação de humanização do HRBA ou eles recebem uma visita, nós percebemos que eles ficam muito felizes. Essa felicidade faz um bem tão grande pra eles que nos deixa cheios de esperança”, disse Êda Claudirene, mãe da pequena Elida, 5 anos, que está internada no Hospital Regional desde logo após o seu nascimento.

No site Piloto Policial, (http://www.pilotopolicial.com.br/graesp-visita-criancas-internadas-no-hospital-regional-de-santarem-no-para/), a visita dos militares foi destaque. “A quebra da rotina hospitalar é sempre um agente motivador para quem está internado para tratamento oncológico, principalmente para aqueles pacientes que precisam enfrentar longos períodos de afastamento da rotina normal de atividades. E foi justamente para garantir essa motivação que o Hospital Regional de Santarém firmou parceria com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará para que as crianças internadas na instituição conhecessem o Helicóptero Guardião 05 que dá suporte às polícias Civil e Militar e também ao Corpo de Bombeiros, sediado no município de Santarém que atende todo o oeste paraense”, explica a matéria. 
   
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou da importância da parceria com o Grupamento Aéreo. “A vinda do Grupamento Aéreo e do Guardião 5 para nossa região foi algo extraordinário. A sua atuação tem sido importantíssima para dar suporte a nossa Segurança Pública e à Saúde. Muitos pacientes que necessitavam de atendimento de urgência e emergência já foram transportados de localidades distantes para serem assistidos em Santarém. Nossa região tem uma longa extensão territorial e quando falamos em saúde, o fator tempo é fundamental. Além disso, a visita trouxe um momento muito especial de alegria aos nossos pequenos pacientes, principalmente àqueles de fazem tratamento oncológico. Agradeço ao Grupamento Aéreo por essa bela iniciativa”, concluiu Hebert. 



Nenhum comentário: