sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém inicia ações do “Outubro Rosa”

Na última quinta-feira, 11, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, mudou de cor em homenagem ao mês de conscientização para Prevenção do Câncer de Mama. A campanha denominada Outubro Rosa iniciou em 1997, nos EUA e chegou ao Brasil em 2002. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo mais comum entre as mulheres e respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Isso significa que a cada ano teremos mais de 50.000 novos casos de câncer de mama no Brasil. Se diagnosticado e tratado no estágio inicial, as chances de cura são muito maiores.
No dia 15 de outubro foi iniciada distribuição do laço rosa, símbolo da campanha, na entrada principal e recepções, a todos os pacientes, acompanhantes, profissionais e visitantes do HRBA por membros do Grupo de Humanização e equipe da Direção dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento. Também durante toda semana foram realizadas palestras educativas e distribuição de material informativo nas diversas dependências do hospital alertando sobre os diversos fatores de risco, falando sobre a necessidade de atenção aos sintomas e a importância e métodos para detecção precoce do câncer de mama. As palestras foram ministradas pela Enfermeira do Serviço de Radioterapia do HRBA, Hatalvany Marialva Gimenes
Dr. Marcos Fortes, Oncologista
Na manhã desta quinta, 18, foi realizado um debate no Programa Mesa Redonda Rádio 94 FM, do Sistema Tapajós de Comunicação com participação do Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, Dr. Marcos Fortes, Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Dra. Angeluce Santos, Mastologista do HRBA e da Sra. Heloisa Helena Carvalho, Diretora da Divisão Técnica da Secretária Municipal de Saúde de Santarém.
Dra. Angeluce Santos, Mastologista
Dra.Angeluce explicou sobre a prevenção do câncer de mama, dos métodos da detecção precoce e das formas de tratamento existentes. Alertou também de que o câncer de mama não é uma exclusividade feminina e de que para 100 casos de câncer em mama em mulheres, temos 01 caso em homens. Dr. Marcos Fortes falou sobre as estatísticas dos atendimentos do HRBA, dos percentuais de casos de câncer de mama e de outros tipos de câncer, e também de toda a estrutura técnica que o HRBA dispõe para o atendimento das pacientes com câncer.
Heloísa Helena Carvalho, SEMSA
A Sra. Heloisa Helena expôs as ações que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito em relação ao câncer de mama e de como a população pode ter acesso ao exame de mamografia. Disse também que a SEMSA tem feito um trabalho intenso junto aos médicos para difundir informações sobre a solicitação adequada da mamografia.
Hebert Moreschi, Diretor Gral do HRBA
“Essa foi a primeira semana de atividades da programação do Outubro Rosa do HRBA. Até o dia 31 teremos diversos eventos internos e externos que visam a prevenção do câncer de mama e informações quanto ao acesso ao diagnóstico e tratamento no HRBA. Também teremos um dia voltado para os profissionais de saúde com o objetivo de orientar quanto ao protocolo para a solicitação da mamografia. A receptividade e participação de toda a população tem sido excelentes. O HRBA é um hospital de média e alta complexidade. Mas, o investimento na orientação e prevenção é sempre o melhor caminho, e para conseguirmos isso, levar nossos profissionais até a Comunidade é fundamental”, conclui Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.




Nenhum comentário: