quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém promove a “III Campanha para Prevenção de Acidentes no Ambiente Hospitalar”

Na última semana, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, realizou a “III Campanha de Prevenção de Acidentes com Materiais Pérfuro-cortantes e Fluídos Biológicos do HRBA”. A campanha deste ano teve como Tema: "A melhor prevenção é não se acidentar". A programação foi montada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - S.C.I.H, representado pela enfermeira Sheila Oliveira, em parceria com o Serviço Especializado em Saúde em Medicina do Trabalho – SESMT, representado pelo enfermeiro do trabalho Nelison Mota.
Para a enfermeira Sheila Oliveira, a campanha teve uma resposta bastante positiva. " O objetivo dessas campanhas é orientar os profissionais quanto as medidas preventivas de acidentes no ambiente de trabalho. O resultado da campanha foi bastante positiva, já que todos os profissionais dos setores onde foram realizados os trabalhos interagiram com o grupo, participaram das atividades propostas e responderam corretamente as questões. Também recebemos vários elogios sobre o método utilizado para repassar as informações que conseguiu prender a atenção de quem assistia, fazendo com que realmente entendessem as orientações", afirmou a enfermeira coordenadora do SCIH.
O evento iniciou na quarta-feira, 26, com a com divulgação da vinheta de vacinação na rádio interna do HRBA, a “Rádio HRBA”. A campanha de imunização beneficiou mais de 100 profissionais que tinham pendências na carteira de vacinação. Nos dias 27 e 28, o grupo visitou as UTI(s), Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, Radioterapia, Quimioterapia, Hemodiálise, Acolhimento, Imagem, Ambulatório, Métodos Gráficos e Serviço de Higienização e Limpeza do Hospital Regional, onde foram repassadas orientações através de atividades lúdicas, como a apresentação da peça tetral "A dança das agulhas", dramatizando situações do cotidiano dos profissionais que podem gerar acidentes, e em seguida repassando as orientações de como proceder nesses casos. Também foi realizada a dinâmica da "Roleta das Perguntas", onde um profissional representando o setor que assistiu a apresentação girava uma roleta com perguntas sobre o tema e os procedimentos em caso de acidentes. Caso a resposta estivesse correta, o profissional recebia uma premiação.
“ Apesar de ser um tema constantemente debatido em todos os hospitais, os acidentes com pérfuro-cortantes continuam sendo um grande problema para a segurança dos profissionais de saúde. Para caminharmos em busca do acidente zero várias ações são necessárias como o estabelecimento de protocolos e rotinas. Mas, o aspecto fundamental para atingirmos essa meta é uma conduta profissional comprometida com a segurança. E para que isso seja um padrão para todos os nossos profissionais, o investimento na conscientização e treinamento é fundamental”, afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.



Nenhum comentário: