quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hospital Regional de Santarém recebe visita dos profissionais da “Operação Sorriso Brasil”

Na última segunda-feira, 24, teve início a triagem dos pacientes que serão atendidos na “Operação Sorriso Brasil” em Santarém. As cirurgias iniciaram ontem, 26, e seguem até a próxima segunda-feira, 29. Esta é a 5ª vez que a Organização Não Governamental (ONG) realiza o projeto em Santarém. Já foram atendidas mais de 315 pessoas em todas as edições do Projeto.
A equipe de voluntários que compõe a ação é composta por 60 profissionais especializados, vindos de 11 estados do Brasil e 3 de outros países: EUA, Colômbia e Paraguai, trabalhando gratuitamente no projeto.
A equipe do Projeto Sorriso Brasil está em Santarém desde o dia 19 de setembro. O objetivo é realizar cirurgias para a correção de lábio leporino e fenda palatina de mais de 70 pacientes. A fissura labiopalatina é uma abertura no lábio ou palato. Uma deformidade que em muitos casos afeta a fala, respiração, audição, dificulta a alimentação e também gera preconceitos. A equipe é multidisciplinar contando com cirurgia plástica, anestesiologia, pediatria, psicologia, ortodontia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, pediatria, enfermagem, dentre outros. “A idéia é operar e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes”, enfatiza Luciana Glaser, Coordenadora Nacional de Programas da OSB.
De acordo com os especialistas os fatores que contribuem para o surgimento da fissura são genéticos e nutricionais. O otorrinolaringologista Jocivan Pedroso afirma que esta segunda causa pode ser a responsável alto índice na região, devido à má alimentação.
A seleção dos pacientes foi realizada na Casa da Criança. As cirurgias estão sendo feitas no Hospital e Maternidade Sagrada Família.
A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo. “A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro está em realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento”, explica Clóvis Brito, Diretor Executivo da OSB.


Nenhum comentário: