quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Hospital Regional de Santarém promove Campanha de Conscientização para Doação de Órgãos no Sairé 2012

Na última quinta-feira, 13, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional do Baixo Amazonas, realizou na vila de Alter do Chão uma Campanha para Conscientização sobre a importância de ser um Doador de Órgãos e Tecidos.
No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Em razão desta data, a equipe da CIHDOTT foi até a vila de Alter do Chão, onde acontece neste período a Festa do Sairé, importante e tradicional festival folclórico da região, que traz a Santarém todos anos um número significativo de espectadores, vindos de diversos lugares do país e do mundo. O objetivo da Campanha é de esclarecer as principais dúvidas sobre a Doação de Órgãos e Tecidos, tais como: Como ser doador; O procedimento após identificação do doador em potencial; Como funciona o Sistema de captação de órgãos; Quem pode ser doador de órgãos em vida; Quem pode se beneficiar com um transplante.
Izabel Moura
Para a comerciante Izabel Moura, que reside em Belém, a Doação de Órgãos é um ato de grande importância que permite salvar vidas. " Meu compadre Ricardo Teles, estava na fila de espera para doação de rim, fazia tratamento de hemodiálise, vivia debilitado, ficava internado com frequência e sentia muitas dores. Porém, há dez anos, foi transplantado no Hospital Ophir Loyola, em Belém, e hoje faz acompanhamento clínico, para administração da medicação e leva uma vida perfeitamente normal", contou Izabel.
Sr. Arinos, comerciante Belenense
Para o Sr. Arinos, que veio a Santarém para assistir ao espetáculo do Sairé, a iniciativa do HRBA em promover esta campanha é notável, pois nunca viu uma atividade como essa em outros centros durante um período festivo. "Eu viajo por muitos lugares, grandes centros, e nunca vi antes uma campanha como essa. O Hospital Regional de Santarém está de parabéns pela iniciativa, pois a melhor maneira de deixar este legado de vida é através da conscientização. Quanto mais informações forem disseminadas mais pessoas a espera de um transplante podem ser salvas. Acho também que a mobilização deveria ser estendida a nível nacional, pois existe uma necessidade muito grande de se conscientizar sobre a importância de se permitir a Doação de Órgãos", afirmou o comerciante.
Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA, parabeniza a iniciativa da CIHDOTT e fala que a realização de transplantes é algo que ocorrerá em breve. “ Nossa equipe da CIHDOTT está de parabéns pelo belo trabalho de conscientização realizado durante a nossa maior festa regional, o Sairé. Para que possamos retirar milhares de pessoas da fila de transplantes e oferecê-las uma melhor qualidade de vida, o gesto da doação é fundamental. Além disso, já estamos nos preparando para que, após o término da ampliação dos leitos de UTI do HRBA, seja implantado o Serviço de Transplantes. Esse será um passo fundamental para a assistência em Saúde de Alta Complexidade em nossa região”, conclui Hebert.
 
 
 

Nenhum comentário: