terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hospital Regional de Santarém promove palestras em comemoração ao Dia do Psicólogo


Em comemoração ao Dia do Psicólogo, o Grupo de Humanização e o Serviço Psico-Social do HRBA realizaram nesta segunda-feira, 27, no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, uma programação abordando o “Atendimento de Alta Complexidade”, voltada para estudantes e profissionais externos de psicologia. O ciclo de palestras discutiu os seguintes temas: “Aspectos psicológicos do paciente oncológico”, “Grupos terapêuticos e escuta ativa nas UTI(s)” e “Paciente renal crônico e seus aspectos psicológicos”, ministradas pelas Psicólogas Gabriela Fortes, Thayanne Pereira e Edilmara Patrícia Rocha.

 A I Jornada em homenagem ao Dia do Psicólogo foi estruturada com objetivo de disseminar conhecimento, através da troca de experiências.  O público alvo, a princípio, eram estudantes de psicologia e profissionais da área. Porém, também contou com a participação de residentes de medicina, profissionais internos e médicos do Complexo Oncológico do HRBA, que contribuíram debatendo e compartilhando informações com o público presente. “O objetivo deste evento foi proporcionar uma troca de conhecimentos entre os profissionais, mostrando a função complementar colaborativa da psico-oncologia ao trabalho dos médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais da equipe multidisciplinar. Nosso propósito é promover a aproximação das especialidades para que elas entendam a importância da atuação da psicologia no ambiente hospitalar.  Durante o tratamento, o psicólogo faz uma leitura individual do paciente, para que ele fique mais acessível e aceite melhor o tratamento a que está sendo submetido. Ajuda também a incluir a família nesse processo de aceitação e adesão do tratamento”, afirmou Gabriela Noronha Fortes, Coordenadora do Grupo de Humanização e Serviço Psico-Social do HRBA. 
A Psicóloga Thayanne Pereira, que acompanha pacientes nas UTI(s) do HRBA, repassou informações sobre os aspectos psicológicos deste paciente, e explicou sobre a função do psicólogo enquanto formador da “base emocional”, tanto para o paciente como para seus familiares, com objetivo de dar o suporte necessário para a melhora do quadro emocional e auxiliando na melhoria do quadro clínico.
Acompanhando os pacientes em fase terminal a Psicóloga Edilmara Rocha, que atua na Terapia Renal Substitutiva do HRBA, utiliza  suas próprias experiências para orientar os acadêmicos sobre a metodologia de tratamento. “ Abordei hoje sobre as características psicológicas dos pacientes da hemodiálise, que  quando iniciam seu tratamento, em alguns casos,  vêm com o sentimento de serem um “paciente terminal”. Então, é necessário identificar a melhor maneira de trabalhá-los, saber quais são as suas expectativas, e como envolver a família para que ela venha  contribuir para a adesão do paciente e consequente melhora da qualidade de vida durante o tratamento que não tem tempo pré-estabelecido e o paciente pode apresentar diversas intercorrências”, concluiu a psicóloga.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, o Serviço Psico-social exerce um papel fundamental dentro da estrutura do HRBA. “Não podemos enxergar o ser humano apenas sob o aspecto físico. Comprovadamente, os fatores psicológicos influenciam de forma determinante no sucesso do tratamento proposto. Por isso, é necessário que todos os profissionais da equipe multidisciplinar entendam plenamente o papel do Serviço Psico-social dentro do nosso hospital e que trabalhem todos os aspectos envolvidos na assistência, em perfeita harmonia. Parabéns aos Psicólogos pelo seu dia e a nossa equipe do Psico-social pelo excelente dia de atividades”, conclui Hebert.




Nenhum comentário: